Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Espanha está 'otimista' quanto à sobrevivência do lince ibérico

Lince ibérico - Pacific Press/LightRocket via Getty Images
Lince ibérico Imagem: Pacific Press/LightRocket via Getty Images

28/05/2021 17h11

Com mais de mil exemplares registados no ano passado, as espécies ameaçadas de lince-ibérico estão se afastando do local do seu desaparecimento, as autoridades espanholas comemoraram nesta sexta-feira (28).

A "curva demográfica" deste animal, presente no sudeste de Espanha e de Portugal, "nos permite ser otimistas e desenha cenários que afastam o felino ibérico do risco crítico de desaparecimento", afirmou o Ministério da Transição Ecológica em nota.

Em 2020, o número de espécies recenseados subiu para 1.111, "número máximo registrado já que existem programas de monitoramento da espécie", segundo o ministério. Em 2002, "menos de 100 cópias foram contadas".

Lince ibérico - Pacific Press/LightRocket via Getty Images - Pacific Press/LightRocket via Getty Images
Lince ibérico
Imagem: Pacific Press/LightRocket via Getty Images

No ano passado "foram contabilizados 414 nascimentos", em um momento em que "todos os principais parâmetros populacionais considerados (número total de linces, número de fêmeas reprodutivas e número de filhotes nascidos) mostram uma tendência positiva", disse o comunicado.

No entanto, alertou o ministério, "os especialistas pedem cautela e insistem na necessidade de manter os esforços e programas em andamento, visto que a espécie não está fora de perigo e ainda é legalmente considerada 'ameaçada de extinção'.

O "Lynx pardinus" está na categoria "em perigo" da "lista vermelha" de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Em 2015, a organização retirou a espécie da categoria "criticamente ameaçada", à medida que sua população aumentava após seis décadas em declínio.

Resultado alcançado principalmente graças à recuperação de populações de coelhos, sua principal presa, monitoramento de armadilhas ilegais, criação para fins de conservação e programas de reintrodução nos territórios.

A ONG Fundo Mundial para a Natureza (WWF) aplaudiu o "registo histórico" do lince ibérico, mas afirmou que "ainda estamos longe do objetivo de salvar a espécie", o que será alcançado quando a sua população ultrapassar os 3.000 ou 3.500 exemplares, de acordo com um comunicado.