Topo

Espanha prorroga restrições de voos do Brasil e África do Sul

Aplicada desde 2 de fevereiro, prorrogação procura evitar as variantes do coronavírus procedentes dos dois países - Clara Margais/picture alliance via Getty Images
Aplicada desde 2 de fevereiro, prorrogação procura evitar as variantes do coronavírus procedentes dos dois países Imagem: Clara Margais/picture alliance via Getty Images

04/05/2021 10h55

O governo espanhol anunciou nesta terça-feira (4) a prorrogação até 25 de maio das restrições aos voos procedentes do Brasil e da África do Sul, para "controlar" a propagação de novas variantes do vírus.

A prorrogação anunciada nesta terça-feira é a sétima da medida, aplicada desde 2 de fevereiro para evitar as variantes do coronavírus procedentes dos dois países.

Com base na restrição, apenas podem voar a partir destes países cidadãos espanhóis e de Andorra, assim como estrangeiros que moram na Espanha e em Andorra.

Também podem viajar os passageiros em trânsito internacional a um país não integrante do espaço europeu Schengen, com uma escala inferior a 24 horas.

As variantes brasileira e sul-africana preocupam a Espanha e outros países europeus porque são consideradas mais contagiosas e ante a hipótese de que as vacinas que estão sendo administradas sejam menos eficazes contra elas.

Também gera temor a variante indiana, o que levou o governo a impor a partir de 28 de abril uma quarentena de 10 dias a todas as pessoas que chegam do país asiático.

Uma quarentena está em vigor para os passageiros procedentes do Brasil e da África do Sul.

A quarentena, de 10 dias como padrão ou sete se a pessoa apresentar um teste PCR negativo, é obrigatória também para passageiros procedentes de outros 10 países.

A Espanha suspendeu em 30 de março as restrições adotadas no fim de dezembro para os voos procedentes do Reino Unido.

A Espanha, um dos países europeus mais afetados pela pandemia, registra mais de 78.000 mortes por covid e 3,5 milhões de casos oficialmente diagnosticados.

Atualização

Por meio das redes sociais, na tarde de ontem, a Embaixada da Espanha no Brasil afirmou que a quarentena não é mais obrigatória e listou os viajantes com permissão para entrada no país. Veja abaixo: