Topo

Festival das Cores, na Índia, sofre restrições pela pandemia

Holi Festival: festa proibida pela pandemia - Laura Saffioti / EyeEm
Holi Festival: festa proibida pela pandemia Imagem: Laura Saffioti / EyeEm

29/03/2021 16h15

As autoridades indianas limitaram nesta segunda-feira (29) a celebração de uma dos maiores festivais hindus, Holi, depois do país ultrapassou 12 milhões de casos da covid-19, com alta registrada em Bombaim, a capital financeira.

Essa celebração do Festival das Cores, em que as pessoas se pintam com vários pigmentos, foi proibida em vários estados, inclusive na capital, Nova Délhi, por medo de que multidões espalhem o novo coronavírus.

Em Bombaim, a polícia patrulhou para garantir que não houvesse aglomerações. No entanto, as restrições não impediram que muitos foliões se reunissem por todo o país ao som de tambores.

"Estamos cientes de que há uma pandemia, mas não podemos ignorar a vontade daqueles que querem celebrar o Festival das Cores", afirmou o ator de televisão Debdut Ghosh, que está em campanha política para ser eleito pelo estado de Bengala Ocidental.

Em Lucknow, no estado de Uttar Pradesh, ao norte, as pessoas também saíram às ruas para celebrar o Holi. "Eu não teria saído se não fosse por essa festividade", contou um homem de 70 anos, B. K. Tiwari, à AFP, usando uma máscara cheia de cores.

A Índia registrou 68.020 novos casos nesta segunda-feira, um aumento significativo em comparação com menos de 9.000 casos diários no início de fevereiro. O país, com mais de 1,3 bilhões de pessoas, ultrapassou a marca dos 12 milhões.