Topo

Construção de túnel junto a Stonehenge é aprovado

Sítio arqueológico de Stonehenge, na Inglaterra - Ahrys Art/Getty Images/iStockphoto
Sítio arqueológico de Stonehenge, na Inglaterra Imagem: Ahrys Art/Getty Images/iStockphoto

13/11/2020 16h47

O governo britânico aprovou um projeto polêmico para construir um túnel rodoviário para aliviar o congestionamento perto dos famosos vestígios arqueológicos de Stonehenge, apesar da forte oposição de cientistas e druidas.

Localizado cerca de 140 km a leste de Londres, este local do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) consiste em vários conjuntos concêntricos de pedras enormes, com cerca de 5.000 anos, e atrai 1,6 milhão de visitantes a cada ano.

O ministro dos Transportes, Grant Shapps, aprovou na quinta-feira o projeto, estimado em 1,7 bilhão de libras (2,24 bilhões de dólares) para perfurar um túnel para substituir a atual rodovia, que passa a menos de 165 metros dos restos megalíticos e permite que os motoristas os vejam.

É uma "decisão escandalosa e vergonhosa", disse Tom Holland da Stonehenge Alliance, que inclui arqueólogos e organizações não governamentais, denunciando "uma grande incisão de concreto e alcatrão no meio das mais preciosas paisagens pré-históricas do Reino Unido".

Embora o túnel não passe diretamente por baixo das pedras, os críticos do projeto denunciam que suas entradas serão construídas dentro do sítio arqueológico, e a escavação poderá causar danos às áreas pré-históricas.

Os druidas também organizaram protestos contra o projeto, que passaria pelo que consideram um lugar sagrado.

A entidade que administra Stonehenge, a English Heritage, acolheu favoravelmente a decisão, no entanto, garantindo que o túnel lhe permitirá "finalmente se reconectar com a paisagem pré-histórica em que se encontra".

A estrada existente é considerada muito estreita para o nível atual de tráfego e, de acordo com a empresa governamental Highways England, dirigir nela é um pesadelo diário para muitos motoristas.

O túnel, que terá cerca de 3,3 km de extensão, ficará em seu ponto mais próximo a 200 metros de Stonehenge, afirma Highways England.