Topo

EUA suspende recomendação de evitar viagens ao exterior por pandemia

Passageiros passam pelo aeroporto Logan, em Massachusetts - Boston Globe via Getty Images
Passageiros passam pelo aeroporto Logan, em Massachusetts Imagem: Boston Globe via Getty Images

07/08/2020 09h46

Os Estados Unidos suspenderam nesta quinta-feira (6) uma recomendação feita a todos os seus cidadãos para que evitassem qualquer viagem ao exterior devido à pandemia do novo coronavírus, fazendo alusão a melhorias.

O Departamento de Estado informou em um comunicado que, apesar desta advertência geral, voltará a avaliar a situação de cada país, caso a caso.

"Com as condições sanitárias e de segurança que melhoram em alguns países e pioram potencialmente em outros, o Departamento está retomando o sistema anterior", informou em nota.

"Mantemos a recomendação aos cidadãos dos Estados Unidos de praticar a cautela quando viajarem ao exterior devido à natureza imprevisível da pandemia", acrescentou.

O anúncio é feito enquanto o presidente Donald Trump busca um retorno rápido à normalidade nos Estados Unidos, país mais afetado do mundo pela COVID-19.

As fronteiras americanas permanecem fechadas para a maior parte dos passageiros provenientes da União Europeia, que por sua vez, mantém uma proibição de entrada aos americanos por risco de contágio.

Com o sistema atual, o Departamento de Estado também recomenda tomar precauções ao visitar a maioria dos países.

O chamado "Nivel 1" da escala significa que não existem preocupações especiais para esse destino, entre eles, Taiwan, elogiado amplamente pelo manejo da pandemia, e a Austrália.

No "Nivel 3", que indica reconsiderar a viagem, os Estados Unidos incluem vários de seus aliados como Reino Unido, França e Alemanha.

A advertência para evitar qualquer tipo de viagem, ou o "Nivel 4", é mantida para a Índia, que enfrenta um aumento de infecções pelo novo coronavírus.

No dia 19 de março, Washington havia solicitado que seus cidadãos evitassem viajar para o exterior em geral.