PUBLICIDADE
Topo

"50 Best" leiloa experiências gastronômicas inéditas para ajudar setor

Barreiras criadas pelo designer Patrick Jouin para o restaurante de Alain Ducasse - Reprodução/Instagram
Barreiras criadas pelo designer Patrick Jouin para o restaurante de Alain Ducasse Imagem: Reprodução/Instagram

02/07/2020 10h33

"Minha esposa me vende por 24 horas", brinca Mauro Colagreco. Passar um dia com o chef argentino no "melhor restaurante do mundo" é uma das experiências gastronômicas a ser leiloada pela lista "50 Best" em benefício de estabelecimentos em apuros devido à crise do coronavírus.

O influente ranking britânico cancelou este ano a premiação dos melhores restaurantes do planeta devido à pandemia de COVID-19, que atingiu o setor com força, e decidiu lançar uma campanha de arrecadação de fundos.

No total, mais de 130 lotes serão vendidos entre os dias 3 e 12 de julho, disse à AFP Hélène Pietrini, diretora da World 50 Best.

Vários grandes chefs responderam ao apelo, como Colagreco, que além de passar um dia em sua companhia e jantar em seu "Mirazur" em Menton, na Riviera Francesa, oferece plantar uma árvore em seu pomar, com o nome da pessoa em questão.

"Seus filhos poderão admirá-lo", afirma o argentino que, após o confinamento, propõe cardápios de acordo com as fases da lua em seu restaurante, que lidera a "50 Best".

Também na França, o famoso chef Alain Ducasse leiloará um ágape em seu restaurante parisiense Plaza Athenée, com três estrelas Michelin.

Na Espanha é oferecido um lote para jantar em três dos melhores restaurantes bascos: o "Asador Etxebarri", o "Azurmendi" e o "Nerua", no Museu Guggenheim em Bilbau.

"El Celler de Can Roca", de Gerona (leste), que já foi o número um do mundo na lista "50 Best", também faz parte de um lote que inclui uma experiência gastronômica no "Tickets" de Barcelona e ingressos para assistir a uma partida de futebol do F.C Barcelona.

Na América Latina, os destaques incluem um pacote de 5 dias para viajar para Lima e Cusco e provar os preparativos dos chefs Virgilio Martínez e Pía León, além de um "tour" gastronômico de três dias em São Paulo com uma refeição na "A casa do Porco" como ponto principal.

O preço inicial dos lotes a serem leiloados varia entre menos de mil dólares a várias dezenas de milhares de dólares para "experiências de vários dias, com voos incluídos".

Os fundos arrecadados serão distribuídos entre os restaurantes que solicitarem. Será dada prioridade a estabelecimentos eco-responsáveis em países cujos governos não aprovaram ajuda específica para esse setor, que foi severamente afetado pela pandemia e seu subsequente confinamento, o que forçou o fechamento por vários meses.

Experiências no Brasil

Em São Paulo, a experiência será comandada pelos chefs Jefferson e Janaína Rueda. Com duração de três dias, o pacote para duas pessoas inclui um menu no restaurante

A Casa do Porco, coquetéis e aperitivos no Bar da Dona Onça, uma ida ao Hot Pork para provar os cachorros-quentes da casa e à Sorveteria do Centro para testar os sorvetes diferenciados da casa. Também inclui uma feijoada com caipirinha na casa dos chefs, um tour cultural pelo centro da capital paulista e uma visita à fazenda de porcos da família Rueda em São José do Rio Pardo.

A primeira experiência no Rio de Janeiro apresentada é trazida pelo chef Alberto Landgraf, do Oteque. Duas pessoas poderão fazer um tour pelos melhores bares da Barra da Tijuca ao lado de Landgraf, provar um menu com bebidas no Oteque, ter duas noites de acomodação no hotel Fairmont, em Copacabana, além de uma "cocktail experience" no bar Spirit Copa e uma experiência gastronômica no Marine Restô - ambas no mesmo hotel.

A segunda delas envolve outro famoso chef do Rio de Janeiro, Rafa Costa e Silva do Lasai. A experiência inclui uma visita ao mercado de peixes ou um passeio de pescaria com o responsável pelos peixes do restaurante, um "almoço tradicional no Rio de Janeiro", um menu degustação com o chef no Lasai, duas noites de acomodação no hotel Fairmont e duas experiências gastronômica no mesmo estabelecimento. Os vencedores poderão usufruir dos prêmios no Brasil entre 11 de janeiro e 23 de dezembro de 2021.

Experiências na Itália

Com 13 diferentes experiências com renomados chefs mundiais, a Itália é um dos países que mais contabilizam ações a serem leiloadas. Como não poderia deixar de ser, a primeira é com Massimo Bottura, reconhecido como um dos melhores do mundo na gastronomia.

O tour de dois dias inclui um jantar na Osteria Francescana, melhor restaurante do mundo em 2016 e 2018, um almoço no Franceschetta 58 e um outro jantar no Francescana at Maria Luigia. Além disso, há uma hospedagem de dois dias na Casa Maria Luigia, gerenciado por Bottura e sua esposa, Lara Gilmore, e um tour cultural com Gilmore pela região. O vencedor poderá usufruir da ação entre abril e setembro de 2021, com exceção de agosto.

Outra ação é feita pela patrocinadora do prêmio, a S.Pellegrino, e inclui a participação da competição de novos chefes que será realizada em Milão, jantar de gala e todas as refeições inclusas nos dois dias na cidade italiana. Também em ação da patrocinadora, desta vez pela sua marca Acqua Panna, há um tour de três dias na Toscana, com acomodação em hotel de luxo, jantares exclusivos - um deles na Osteria Gucci by Massimo Bottura, em Florença, e visitas a uma vinícola e às reservas de água mineral da marca.

Na capital italiana, a experiência de um dia inclui uma noite de hospedagem com uma vista do Coliseu, uma tour pela cidade e um jantar no restaurante Aroma. Outra visita disponível é em Alba, no Piemonte, com idas a uma vinícola, ao jardim da Piazza Duomo e um jantar com um menu experimental com o chef Enrico Crippa.

No Lago de Garda, a experiência inclui a participação dos chefs Riccardo e Giancarlo Camanini, do Lido 84, com visitas guiadas pela região, um passeio de barco pelo lago, além de jantar e acomodação para uma noite. Outra experiência luxuosa será realizada em Nápoles, com uma viagem de quatro dias em um iate com todas as refeições inclusas e drinks Gin Mare & Tonic.

Em Milão, a rota também inclui uma bebida clássica, dessa vem uma ida ao Bar di Passo, onde foi inventado o drink Campari Seltz. Também conta com acomodação em hotel 4 estrelas, aulas e tour pela história da Campari, jantares e bebidas inclusas.

Seguindo ainda pelas bebidas, há uma imersão na história do Negroni em Florença, que tem ainda uma acomodação de uma noite e diversas atividades relacionadas à história dos drinks. Outra opção para os amantes dos drinks, há um tour entre Milão e Marsala, com a prova de whisky e licor produzido na região, além de um tour cultural e jantares inclusos.

Em Veneza, para o ano que vem, está a visita à cidade durante seu Festival de Cinema, com tour, acomodação e ingressos para o lançamento de um filme incluídos. Em Kronplatz, há um passeio pela natureza do Alto Ádige, um jantar a seis mãos feito pelo chef Norbert Niederkofler no St. Hubertus e participação em um evento gastronômico local. A última experiência na Itália é um passeio por Senigália, na Costa Adriática, que promete um clima romântico com jantar no Uliassi, um dia completo de spa e uma acomodação em hotel de luxo.

(Com informações da ANSA)