Topo

5 macetes que aprendi ao fazer uma reforma sem sair do apartamento

Camila comanda o Tapa na Casa, em Nossa: mão na massa nas reformas e transformações - Arquivo pessoal
Camila comanda o Tapa na Casa, em Nossa: mão na massa nas reformas e transformações Imagem: Arquivo pessoal

Colaboração para Nossa

15/02/2021 04h00

Muita gente já sente um arrepio na espinha quando se fala em reformar morando em casa. E esse é um dos motivos em que a gente sempre deixa de fazer alguma mudança em casa que facilitaria nosso dia a dia.

Pensando nisso, reunimos nesta coluna do Tapa na Casa algumas dicas que aprendemos na marra nas reformas que fizemos em nosso apê. São macetes a observar para você encarar uma obra em casa numa boa (ou quase!).

1. Cronograma

Definir um cronograma das etapas da obra é fundamental para se organizar e ter em mãos a maior parte dos materiais que irá precisar em cada fase!

Se seu espaço é pequeno, mais necessário ainda, já que não poderá armazenar tudo de uma vez. Ter um projeto e a ajuda de um arquiteto ajuda muito nesse planejamento.

tapa na casa - reforma - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Banheiro pronto! Olhando assim, nem parece que tivemos um trabalhão fazendo nós mesmo a reforma
Imagem: Arquivo pessoal

2. Proteja tudo!

Não economize nas lonas, fitas crepes e papelão pois eles serão seus maiores aliados. Além de proteger os armários, chão e portas, forre o chão do cantinho de obra e toda a passagem com papelão. Ah! Faça cortinas de lona para isolar o ambiente a ser reformado.

3. Cantinho da obra

O cantinho da obra é o lugar em que você vai guardar o material comprado, deixar as ferramentas e armazenar os itens que serão preservados. O ideal é que seja próximo ao ambiente que será reformado. E não lote esse cantinho de bagunça, ele precisa ser bem organizado, viu?

tapa na casa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Reforma dá sujeira: o ideal é ter tudo à mão, proteger móveis e "isolar" o espaço que terá quebra quebra
Imagem: Arquivo pessoal

4. Defina o destino do entulho antes

O que será descartado precisa sair logo, principalmente, se você morar em apartamento ou numa casa pequena. Se for pouco entulho, já veja o ecoponto mais próximo. Se for muito, alugue uma caçamba antes de começar o quebra-quebra.

5. Tenha paciência

Obra é obra, não é mesmo? Então, seja paciente e foque no resultado. mesmo com tudo planejado, algo pode atrasar ou ter que ser adaptado. Ignore o pó, o barulho e, se precisar, viaje para algum lugar ou se hospede na casa de parentes ou amigos.