Topo

Saiba como usar tons pastel na decoração: dos objetos às paredes

decoração cores pastel - Getty Images/iStockphoto
decoração cores pastel
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para Nossa

25/09/2020 04h00

Os tons pastel retornaram com tudo ao universo da decoração. Essas cores eram apenas utilizadas em quartos infantis e juvenis. Mas, há alguns anos, elas mostraram grande potencial para compor qualquer ambiente.

Para usar essas cores não existe uma regra, ok? Mas vale a pena ficar atento para evitar exageros para não deixar muito infantil, pois a ideia é ressaltar a atmosfera clean na casa.

Uma ideia é aproveitar acessórios e objetos decorativos para compor os ambientes. Outra solução é investir em mantinhas, tapetes e cortinas para harmonizar a décor com esses tons.

Em nosso apê, por exemplo, utilizamos tons pastel para a nossa recém-reformada lavanderia. E no quarto da Liz, nossa bebê, eles também foram protagonistas.

Lavanderia @apto.21 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Lavanderia que reformamos durante a quarentena
Imagem: Reprodução/Instagram
Quarto de bebê - Tapa na Casa 01 - Apto.21/UOL - Apto.21/UOL
Durante a execução da parede do quarto da Liz
Imagem: Apto.21/UOL

Para você ficar por dentro dessa tendência, separamos seis sugestões para compor a decoração com tons pastel na casa.

Acessórios

tons pastel - almofadas - tapa na casa - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como nós dissemos acima, pequenos detalhes em tons pastel pode fazer muita diferença. Mantas e almofadas em um sofá neutro pode trazer muito aconchego sem pesar na decoração. Se você não tem almofadas nesses tons, não se preocupe, invista apenas em capas. Elas têm um ótimo custo benefício e você pode trocá-las quando quiser.

Também há muitas opções de texturas de mantas para escolher, desde lã até o algodão. Você consegue encontrá-las de diversos modelos e valores em qualquer loja de decoração.

Outra ideia é investir em quadros e objetos decorativos. Escolha um quadro que conte a sua história e que faça sentido para a sua vida, não apenas decoração e se jogue nas molduras em tons claros.

Pendentes e luminárias

A iluminação conta muito em qualquer projeto de decoração, não é? Elas têm o poder de transformar os ambientes. Caso você goste de pequenos pontos de iluminação pela casa, vale a pena investir em luminárias com design inovador em tons pastel.

tons pastel - luminárias - tapa na casa - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
tons pastel - luminárias - tapa na casa - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Você pode posicioná-la acima da mesa da sala de jantar, no home-office, na mesa de cabeceira e até mesmo nas varandas. Tenha certeza, os detalhes fazem toda a diferença aos olhos. Além disso, a iluminação é um recurso que você pode usar para aquecer a casa durante no inverno.

Móveis

tons pastel - sala - tapa na casa - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O mais interessante desses tons é que eles caem muito bem quando "isolados" na decoração através de um móvel. Uma única peça colorida pode trazer alegria a um ambiente neutro e levar protagonismo para os tons. Isso, por incrível que pareça, traz personalidade para a decoração.

Invista em peças como poltronas, mesas de cabeceira, de centro, cadeiras de jantar entre outras opções. Elas podem ser a solução para decorar sem excessos. Vale a pena sempre ficar atento a qualidade e buscar por móveis funcionais que possam ser utilizados em vários ambientes, caso futuramente você queira mudar a decoração.

Cozinhas

Qualquer ambiente pode ser beneficiado com os tons pastel. Na cozinha, por exemplo, eles ficam muito charmosos nas portas dos armários. Uma tendência que está em alta este ano são as cozinhas candy colors que abusam dos tons pastel. Usar essas tonalidades para destacar a décor da cozinha traz beleza para esse ambiente tão especial.

tapa na casa - cozinha - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Danni Ricci, do Instaram @acasa_seis, em sua cozinha azul
Imagem: Arquivo pessoal

Portas e janelas

Outra ideia que cai muito bem é usar os tons nas portas e janelas da casa. Esses tons também podem destacar os ambientes que seguem um estilo minimalista. Fica, realmente lindo. Nós utilizamos um tom pastel para a porta do quarto da Liz, ele ficou como um dos "protagonistas" do espacinho da baby e fez muito sucesso!

decoração cores pastel - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Paredes

Paredes em tons pastel aquecem e tornam os ambientes muito aconchegantes. Sua vantagem é que, apesar de delicados, esses tons ainda mantém as personalidades das cores originais.

Por exemplo, o azul é ideal para criar um quarto sereno ou um home-office tranquilo. O tom de laranja suave fica lindo na sala e na cozinha . Uma ideia é investir e abusar dos degradês, eles são agradáveis para quem entra em casa pela primeira vez e, com cores mais claras em cima, dão a impressão de um pé direito mais alto.

decoração cores pastel - Apto.21 - Apto.21
Parede com stencil do quarto da Liz
Imagem: Apto.21
tapa na casa - parede - Apto.21 - Apto.21
A porta também ganhou tom pastel
Imagem: Apto.21

Nós utilizamos a técnica de stencil nas paredes do quarto da Liz com tons pastel em formato de folha. Deu um trabalhinho, mas o resultado ficou lindo.

Gostou do nosso TOP 6 sobre como decorar com tons pastel? Até a próxima!