Topo

Flor é coisa só de mulher? Já passou da hora de rever esse conceito

"Pode dar flor para homem? Pode. Tá aqui sua aprovação, assinada e carimbada" - iStockphoto
"Pode dar flor para homem? Pode. Tá aqui sua aprovação, assinada e carimbada"
Imagem: iStockphoto

Colaboração para Nossa

25/07/2020 04h00

"Nunca vendi tanto", comenta um amigo produtor de plantas. "Bati o faturamento histórico da empresa", me diz uma colega, dona de uma floricultura tradicional no interior de São Paulo.

Desde maio desde ano fatídico, não teve pandemia capaz de parar a descoberta de milhões de pessoas presas em casa: plantas são ótimas companheiras de isolamento. Pra qualquer pessoa, em qualquer idade, não importa o gênero ou a orientação sexual.

Você pode dizer que as vendas têm sido impulsionadas pelo Dia das Mães, o que, de fato, pesa muito, especialmente nas orquídeas. Não acredito que existam plantas "de menino" ou "de menina", mas é certo que as orquídeas têm muito apelo junto ao público feminino — embora existam, proporcionalmente, mais homens orquidófilos do que mulheres.

Num papo com amigos, muitos comentam que suas mães gostam de plantas, mas assim como o público amante das verdinhas rejuvenesceu, também ficou mais urbano e diversificado nos últimos anos.

plantados - Getty Images - Getty Images
"Não acredito que existam plantas "de menino" ou "de menina"
Imagem: Getty Images

Mesmo assim, com a proximidade do Dia dos Pais, muita gente trava: pode dar flor? Pode. Tá aqui sua aprovação, assinada e carimbada. Vai ser feliz no meio de primaveras, embaixo das raízes da Vanda, abraçando Kalanchoe e torcendo pra flor-de-maio abrir os botões.

Corre aproveitar a temporada das espécies de frio, como jacinto, narciso, tulipa e Cymbidium, não perde as floradas da orquídea-pipoca ou da Coelogyne cristata, que são passageiras e lindas.

Prepara a câmera pro esplendor dos ipês carregados, coloridos, um mais festivo que o outro, desde que são mudas magrelas e valentes.

E pensa em presentear com o que der na telha, vale buquê de rosas, terrário com Phalaenopsis, bonsai de cerejeira arrebatando os corações. Planta bonita, saudável e em plena florada vai sempre roubar a cena, mesmo que seu mimo chegue por delivery.

plantados - Getty Images - Getty Images
Flor é um presente lindo, não importa gênero ou opção sexual
Imagem: Getty Images
E assim que a pandemia arrefrear, tão logo seja possível a gente voltar aos jardins públicos, leve seu pai, companheiro, namorado, amigo ou colega pra encher os olhos vendo uma paisagem natural.

Tirem os sapatos, andem descalços na grama, tomem sol embaixo dos jasmins, sintam o perfume dos roseirais e admirem as flores das suinãs e mulungus, das paineiras e congeias, vendo cada cacto se tingir de cor ao abrir caminho entre os espinhos pra beleza das flores. Nem que seja por uns poucos instantes.