Topo

Como não cair em roubadas ao comprar plantas pela internet

Dicas para comprar a planta da melhor forma possível e não se decepcionar quando a entrega chegar na sua casa - Getty Images/iStockphotos
Dicas para comprar a planta da melhor forma possível e não se decepcionar quando a entrega chegar na sua casa
Imagem: Getty Images/iStockphotos

Colaboração para Nossa

13/07/2020 04h00

Se algum de nós ainda relutava em usar e-commerce, a pandemia acabou nos fazendo rever muito do que acreditávamos ser a experiência de comprar algo. Seja pela extrema necessidade ou por um capricho à toa, a verdade é que inserir os dados do cartão de crédito ou imprimir um boleto nunca foram atos tão corriqueiros e para tantas pessoas no mundo. Com o crescimento dos braços digitais de empresas que eram exclusivamente presenciais, os jardineiros amadores e profissionais agora têm um dilema: e planta, dá para comprar direito pela internet?

A resposta rápida: dá, mas não todas nem de qualquer lugar. Embora muitos vendedores prometam "sementes de rosas azuis" ou de suculentas raras, a verdade é que muita coisa até é enviada, mas geralmente não germina ou não é bem aquilo que se esperava. Aqui vão pontos para você prestar atenção ao comprar mudas, sementes ou mesmo plantas vivas pela internet.

Em se plantando, não dá

Sementes - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Prefira sempre as sementes comercializadas nacionalmente para plantação
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Muitos sites estrangeiros prometem sementes de plantas raras, de suculentas incomuns ou de flores com formatos de macaco, de pomba da paz ou de tantos memes que surgem nas redes sociais.

Trazer do estrangeiro qualquer parte de planta - seja semente, bulbo, rizoma, raiz, muda ou mesmo a planta adulta - é passível de multa, pode render problemas alfandegários e, principalmente, disseminar pragas e doenças de outros países. Lamentavelmente, as pessoas não ligam muito para esses pontos e mesmo assim se ariscam.

Quase sempre perdem dinheiro: as sementes raras raramente são daquilo que foi prometido e, quando o são, estão mofadas ou fora da validade... Se quiser comprar sementes, sempre o faça de produtores que comercializem no Brasil, respeitando toda a regulamentação do setor.

As rosas não falam

Pétalas coloridas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Rosas com uma pétala de cada cor - azul, amarelo, laranja, vermelho, roxo, verde, sim, é quase um Lego - só existem nas versões de corte
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Orquídeas Phalaenopsis azuis, rosas "arco-íris" e suculentas exageradamente coloridas existem APENAS de forma manipulada pelo homem.

As primeiras são flores naturalmente brancas que foram tingidas para que a florada atual venha em cores extravagantes, como azul, lilás ou verde. Rosas com uma pétala de cada cor - azul, amarelo, laranja, vermelho, roxo, verde, sim, é quase um Lego - só existem nas versões de corte, ou seja, a planta já foi cortada e apenas aquela haste tem flores coloridas.

Outra vez, a base geralmente é uma roseira de flores brancas, que foi tingida de forma quase cirúrgica para conseguir o efeito de uma pétala por cor. Por fim, as suculentas coloridas realmente existem, mas as de cores explicitamente alteradas (pink, roxo, amarelão) podem ser manipuladas com produtos químicos ou pintadas com spray.

Em nenhum desses casos as plantas geram sementes que guardem essas características, ou seja, caia fora de qualquer possibilidade de compra que não seja da planta adulta e pronta.

Vejo flores em você

Planta permanecer bonita - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Plantas conseguem permanecer bonitas por cerca de dois dias dependendo da embalagem
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O maior desafio dos gardens e floriculturas para vender plantas pela internet são as enormes distâncias que nosso país continental tem.

Uma planta viva consegue permanecer bonita por um ou dois dias se estiver bem embalada, mas uma flor é muito mais perecível, a haste se quebra com facilidade, os botões caem com a diferença brusca de temperatura (quente e abafado na caixa, fresco e arejado ao chegar no destinatário).

Evite pagar por plantas quase mortas: prefira comprar de vendedores da sua região, de lugares que você frequentava presencialmente antes da pandemia e plantas de folhas duras, adultas e sem flores.

Torce, retorce, procuro, mas não vejo

Planta - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Se possível, peça sempre fotos de diferentes ângulos da planta que está comprando
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Folhas cortadas são um jeito bem comum de um mal vendedor disfarçar doenças nas plantas - você verá depois de uns dias que a medida resolve apenas a estética, porque o problema é sistêmico e a planta logo torna a apresentar pintas ou manchas.

Sem poder avaliar frente e verso das folhas, checar se o substrato tem cheiro agradável ou avaliar o brilho das flores, o único jeito de comprar com segurança é pedir ao vendedor que mande fotos do exemplar em questão que você quer. Isso vale especialmente para quem vende pelo Facebook ou Instagram, redes que permitem um contato mais próximo com quem cuida da planta no dia a dia.

Peça imagens de vários ângulos e sem flash, feitas de dia e com um fundo bem neutro, para não ser enganado por sombras ou brilhos que escondam tretas.

Uma flor para outra flor

Floricultura - Getty Images - Getty Images
Qualidade da planta pode depender de onde você está comprando e de onde ela é fornecida
Imagem: Getty Images

Há dois nichos muito experientes nos envios a distância: o das floriculturas e o dos orquidários. No primeiro caso, você vai encontrar buquês, arranjos de flores cortadas decorativas e algumas plantas de vaso, principalmente orquídeas, bonsais, suculentas e ervas para horta.

As maiores floriculturas criaram parcerias com pequenas lojas de flores locais, então, mesmo que você compre num site de São Paulo, para entregar em uma cidade pequena, no interior do estado, seu arranjo provavelmente terá sido montado em alguma cidade maiorzinha próxima da sua.

Isso aumenta a qualidade da planta, é claro, mas também diminui muito a variedade, já que apenas aqueles produtos com mais saída é que são replicados para todos os pontos de entrega. Já os orquidários comercializam pela internet mudas e orquídeas adultas há mais de uma década.

Por serem plantas muito resistentes, elas podem ser embaladas com "raízes nuas", expressão que significa que não irão com vaso nem substrato, apenas a planta. Orquidários permitem que se encontre muita coisa diferente e quase sempre plantas com bom estado sanitário, mas a maioria sem flor. Não se esqueça de garantir que a planta de "raízes nuas" tem um enxoval pronto para plantio assim que chegar na sua casa. Por isso, aproveite o mesmo vendedor e compre também vaso, substrato, adubo, plaquinha de identificação, regador e o que mais precisar para plantar sua verdinha tão logo o carteiro entregue a caixa para você.