Topo

Manteiga ghee

Fácil

Ingredientes

  • 400 grama(s) de manteiga sem sal

Modo de preparo

Colocar a manteiga em cubos grandes na panela e levar ao fogo baixo. Cozinhar sem mexer.

É dificil medir tempo pois cada fogão terá uma potência diferente, mas são cerca de 30 minutos. O ideal é vizualizar a cor da borra, que deve permanecer branca e não deixar borbulhar demais.

Com escumadeira ou concha, retirar a borra branca (proteína do leite) que se forma no processo. Cuidar para não queimar e não mexer demais. É um processo delicado e a borra nunca deve ficar escura.

Se necessário, vá ligando e desligando o fogo para não aquecer demais a medida que retira todas as impurezas. Assim que estiver límpida, desligar o fogo.

Transferir para potes de vidro com ajuda de uma concha e um funil, tomando cuidado para não misturar o líquido transparente com a leve camada de cor diferenciada que fica no fundo da panela e deve ser descartada.

Esperar esfriar para tampar o pote. Pode ser armazenada fora da geladeira, mas refrigerada tem maior durabilidade. Essa manteiga não contém lactose e é composta apenas da pura gordura do leite.
Manteiga Ghee e noisette - Salted Caramel - Salted Caramel
Imagem: Salted Caramel

O básico da cozinha

A série Gastronobásico é uma produção de Nossa, a plataforma de lifestyle do UOL, e ensina o básico da gastronomia para cozinheiros de primeira viagem. Você pode ver todos os episódios anteriores aqui no Canal UOL ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para não perder as novas receitas).