Topo

Bolinho de bacalhau

GGbrasa
Imagem: GGbrasa

40 porções

Fácil

Ingredientes

  • 1,1 quilo(s) de bacalhau em lascas e dessalgado
  • 900 grama(s) de batata inglesa
  • 1 cebola grande ralada
  • 4 ovos inteiros
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 1 maço de salsinha fresca picada
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

No momento da compra, vale optar pelo bacalhau em lasca vendido em bandejas porcionado e dessalgado. Você deve escolher a opção que apresentar lascas mais brancas e menos amareladas. Isso indica que o bacalhau é mais úmido, fresco e terá menos probabilidade de apresentar textura de "palha".

Lave o bacalhau em lascas e dessalgado e cozinhe em água fervendo por 10 minutos.

Escorra o bacalhau e, na mesma água de seu cozimento, cozinhe as batatas sem pele e cortadas para acelerar o cozimento. Estarão prontas quando o garfo entrar sem resistência.

Transfira o bacalhau para um pote e, com a tampa fechada, agite vigorosamente para desfiar. Depois, finalize o processo com as mãos e aproveite para retirar eventuais espinhas.

Com ajuda de um amassador, esprema as batatas ainda quentes em uma tigela grande. Junte o bacalhau totalmente desfiado. Rale a cebola e escorra o caldo que ela solta. Caso contrário, o seu bolinho ficará murcho. Coloque a cebola na mistura junto dos outros ingredientes.

Misture tudo até que a massa fique sem pelotas e levemente pegajosa por conta da umidade dos ovos. Se estiver muito seca ou muito pesada, é porque os ovos eram pequenos e talvez seja necessário acrescentar um ovo.

Na hora de moldar os bolinhos, não faça bolinhas ou pressione-os demais. Isso fará o bolinho ficar pesado e nada macio. A dica é usar uma colher de sopa para pegar o recheio e com a ajuda de um garfo fazer uma "canelle" irregular, puxando alguns "fiapinhos" para criar uma superfície mais irregular. Esses "fiapinhos" deixarão bolinho mais crocante e macio.

Coloque o óleo em uma panela e aqueça. Sem deixar que o óleo cubra completamente os bolinhos, frite-os de um lado e depois do outro. Troque o óleo quando começar a espumar demais.

Como congelar: coloque em uma forma com papel manteiga de maneira espaçada e leve ao freezer. Depois de congelados, podem ser acondicionados em outro recipiente, como pote ou plástico. Eles duram aproximadamente 30 dias.

Por Fagner Gonçalves Guimarães, o @ggbrasa