PUBLICIDADE
Topo

Massa de pizza caseira

90 min

3 porções

Fácil

Ingredientes

Para a massa

  • 500 grama(s) de farinha de trigo
  • 350 mililitro (ml) de água
  • 10 grama(s) de fermento biológico seco
  • 20 grama(s) de sal
  • Azeite de oliva a gosto

Para assar na churrasqueira

  • Massas previamente preparadas
  • Cobertura da sua preferência

Para assar no forno

  • Massas previamente preparadas
  • Cobertura da sua preferência

Modo de preparo

Para a massa

Em um copo com 50 ml de água morna, acrescente o fermento biológico, misture para ativar o fermento e deixe descansar de 5 a 10 minutos.

Num bowl grande, coloque a farinha de trigo, o sal, o restante da água e o fermento que ficou descansando. Quem quiser, pode acrescentar uma colher de sopa de azeite de oliva.

Misture todos os ingredientes até incorporarem bem (vale visualizar no vídeo acima o ponto da massa)

Em seguida, enfarinhe uma bancada para sovar a massa por cerca de 10 minutos. Se a massa estiver muito grudenda, adicione um pouquinho mais de farinha.

Molde a massa em um formato cilíndrico, divida-a em três partes iguais e faça uma bolinha com cada uma delas.

Pegue uma tábua ou uma forma, passe um pouco de azeite de oliva na superfície para não grudar a massa e disponha as três massas nessa plataforma, cobrindo-as com uma pano úmido.

Deixe crescendo por cerca de uma hora, ou até dobrar de tamanho.

Depois desse tempo, enfarinha uma bancada para abrir as massas. Você pode fazer com as mãos mesmo, para uma massa mais rústica, ou utilizar um rolo (ou uma garrafa de vidro higienizada fazendo a função do rolo). Abra as pizzas até chegar no tamanho desejado.

Para assar na churrasqueira

Depois de acertar o tamanho das suas pizzas, é hora de pré-assar os discos.

No programa Cozinha Por aí, a dica e preparar diretamente na grelha da churrasqueira. Nesse caso, colocar a massa sobre a grelha com a churrasqueira já aquecida (mas sem fogo alto), esperar cerca de 4 minutos (com uma espátula, cheque a parte debaixo nesse período para não correr o risco de queimar a massa (veja no vídeo o ponto ideal) e virar a massa para assar por cerca de mais três ou quatro minutos do outro lado.

Retire as massas da churrasqueira e faça a montagem com o molho de tomate e as coberturas da sua preferência.

Volte as pizzas para a churrasqueira para assarem lentamente até derreter o queijo. Você pode usar uma tampa alta e grande sobre a pizza para agilizar o processo.

Servir em seguida.

Para assar no forno

Você também pode prepará-las no forno convencional. Nesse caso, após abrir as massas, leve-as para pré-assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos. Em seguida, monte-as com o molho de tomate e as coberturas da sua preferência para voltar ao forno e assar em fogo médio (180 a 200 graus) até que o queijo esteja bem derretido e a massa fique levemente dourada.
Pizza prepara na churrasqueira no programa Cozinha por aí - Cozinha por aí/UOL - Cozinha por aí/UOL
Pizza prepara na churrasqueira no programa Cozinha por aí
Imagem: Cozinha por aí/UOL

Receita do programa "Cozinha por Aí" de Nossa. Veja mais episódios que mostram como uma receita base pode se transformar em dois pratos diferentes.

Quer ver mais dicas de cozinha?
Confira no YouTube de Nossa.