Topo

Galeto na Airfryer

60 min

2 porções

Fácil

Ingredientes

  • 1 galeto
  • 2 dente(s) de alho amassados
  • Raspas de uma laranja
  • 1/4 de tomilho desfolhado
  • 2 colher(es) de sopa bem generosas de manteiga em ponto de pomada (temperatura ambiente)
  • Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo

Secar bem toda a superfície do galeto. Temperar com sal e pimenta e descolar a pelo do peito, conforme o vídeo acima, cuidando para não rasgar.

Em um bowl, coloque a manteiga, as raspas de laranja, as folhas de tomilho e o alho amassado. Misture bem espalhe com cuidado entre a pele e a carne do peito do galeto e sobre toda a superfície da ave, inclusive nas coxas e asas. Reserve uma parte dessa mistura para usar depois.

Com um barbante, amarre a ave começando pelas pontas das coxas até as asinhas previamente dobradas para baixo, conforme mostra o vídeo.

Pré-aqueça a Airfryer por 5 minutos a 180 graus. Depois desse tempo, leve para assar com o peito para baixo, na função frango, a 180 graus, por 20 minutos.

Quando der os primeiro 10 minutos, pause a airfryer, abra o compartimento, pincele mais manteiga temperada na parte que está para cima e então, com a ajuda de um pegador, vire o galeto. Deixe transcorrer os 10 minutos restantes do tempo programado e retire o galeto para servir.

* Observação: o tempo e temperatura ideais podem variar de acordo com o tamanho e marca da fritadeira elétrica.
galeto assado na airfryer - gatsronobásico - Salted/UOL - Salted/UOL
Imagem: Salted/UOL

O básico da cozinha

A série Gastronobásico é uma produção de Nossa, a plataforma de lifestyle do UOL, e ensina o básico da gastronomia para cozinheiros de primeira viagem. Você pode ver todos os episódios anteriores aqui no Canal UOL ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para não perder as novas receitas).