PUBLICIDADE
Topo

Nhoque de mandioquinha

60 min

6 porções

Fácil

Ingredientes

  • 1 quilo(s) de mandioquinha
  • 300 grama(s) de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 100 grama(s) de parmesão ralado
  • 10 grama(s) de sal

Modo de preparo

Descasque as mandioquinhas, corta-as em nacos iguais pequenos a médios, coloque na panela cobrindo-as com água e deixe cozinhar até o momento que o garfo entrar bem fácil na mandioquinha.

Escoe a água, retire as mandioquinhas da panela e, em um bowl, amassea-as bem com um garfo ou fouet.

Adicione metade da farinha de trigo e misture. Em seguida, acrescente o sal e rale o parmesão (também pode ser o de saquinho, se preferir).

Misture bem todos os ingredientes no bowl, acrescente os ovos e o restante da farinha e volte a misturar no bowl.

Quando estiver ficando mais homogênea, enfarinhe uma bancada para continuar o processo na bancada até ficar bem homogênea (a massa do nhoque de mandioquinha fica mais mole e úmida que a do de batata, veja o ponto ideal no vídeo).

Embrulhe a massa em papel filme e deixe-a descansar na geladeira por cerca de 40 minutos.

Enfarinhe uma bancada, retire a massa da geladeira e faça rolinhos de cerca de dois dedos de largura e corte os nhoques em tamanhos iguais

Em uma panela grande com água fervendo, acrescente uma pitada de sal e coloque os nhoques. Com uma colher ou espátula faça movimentos circulares na água para eles não grudarem entre si.

Em pouco tempo, os nhoques começarão a subir. Retire-os com uma escumadeira e coloque em um prato ou vasilha para a próxima etapa.

Em uma frigideira aquecida coloque uma colher de manteiga e um fio generoso de azeite de oliva. Deixe derreter a manteiga e acrescente os nhoque para fritas. Mexa bem e salteie até que eles estejam bem douradinhos.

Retire e sirva com molho ao sugo (a receita também está no vídeo) ou o molho de sua preferência.

Nhoque de mandioquinha - Cozinha por aí/UOL - Cozinha por aí/UOL
Imagem: Cozinha por aí/UOL

Receita do programa "Cozinha por Aí" de Nossa. Veja mais episódios que mostram como uma receita base pode se transformar em dois pratos diferentes.

Quer ver mais dicas de cozinha?
Confira no YouTube de Nossa.