Topo

Ricota caseira

Mariana Veiga
Imagem: Mariana Veiga

20 min

Fácil

Ingredientes

  • 3 litro(s) de leite (cru, pasteurizado ou UHT)
  • 2 colher(es) de chá de ácido cítrico diluído em 1 xícara de água ou 1/4 xicara de vinagre/sumo de limão diluídos em 1/4 de água
  • 1 colher(es) de chá de sal (opcional)
  • Temperos a gosto (opcional)
  • Creme de leite (opcional, caso queira uma textura mais cremosa)

Modo de preparo

Aqueça o leite lentamente e mexendo constantemente a 85 graus -- caso não tenha termômetro, é uma temperatura de quase fervura. Para evitar que queime no fundo da panela, você pode fazer essa etapa em banho-maria.

Desligue o fogo e acrescente o ácido cítrico, o vinagre ou o limão diluído em água aos poucos, até que o leite talhe. O ponto esperado é uma massa de aspecto esfarelado e que se separa do soro. Mexa sempre devagar. Evite colocar mais que o necessário para que a ricota não fique com sabor azedo. Assim que chega na acidez correta, o leite irá talha na hora.

Uma vez que talhou, deixe descansando por 5 minutos. Passe a ricota para uma peneira fina ou por um tecido limpo e deixe drenando (perdendo água) até o ponto de sua preferência. Em três minutos você consegue a consistência cremosa para passar no pão, por exemplo.

Coloque o sal e, se desejar, qualquer outro tempero. Pode ser pimenta e ervas como orégano. Guarde na geladeira em um pote tampado por até 3 dias.

Caso queira deixar sua ricota mais suave ou mais cremosa, acrescente algumas colheres de creme de leite.

Por Mariana Veiga, do canal Com a Faca e o Queijo na Mão