Topo

Árvore de Natal folhada

Cristina Haaland
Imagem: Cristina Haaland

40 min

Fácil

Ingredientes

  • 1 pacote de massa folhada
  • 100 grama(s) de tomate seco batido no processador junto com o azeite do vidro
  • 1 gema de ovo

Modo de preparo

Tirar a massa folhada do congelador 15 minutos antes do preparo. Não descongelar por completo, caso contrário ela fica muito mole e mais difícil de montar o desenho da árvore.

Abrir a folha (25 por 40 centímetros) da massa na bancada, mantendo o plástico que já vem com ela por baixo. Fazer uma pequena marcação com a faca no centro da parte de cima. Nas laterais, tira 30 centímetros de medida a partir do topo e marque também.

Com a faca, desça primeira marcação para as duas diagonais onde estão os pequenos cortes de 30 centímetros. A ideia é formar um triângulo e deixar ao menos três centímetros embaixo. Reserve os dois triângulos que parecem estar de cabeça para baixo e foram destacados ao realizar o corte da árvore (veja na imagem ao fim da página).

Faça um retângulo centralizado na base da árvore para formar o tronco, que não será recheado.

Passe a pasta de tomate somente pelo triângulo, deixando um centímetro na borda para não vazar. Pegue os dois triângulos que reservou e coloque por cima para tampar toda a pastinha.

Virar a árvore pronta ao contrário (para a emenda ficar para baixo) em uma assadeira anti-aderente.

Partir do tronco e fazer dois riscos paralelos, sem cortar completamente, até em cima. A ideia é usar as linhas como guias.

Fazer cortes na horizontal com um dedo de distância em ambos os lados, indo da extremidade até a linha-guia mais próxima. Torcer cada tirinha na mesma direção.

Pincelar toda a árvore com uma gema de ovo misturada com uma colher de sopa de água. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos ou até estar bem dourada.

Árvore de Natal - Cristina Haaland - Cristina Haaland
Imagem: Cristina Haaland

Pela chef Cristina Haaland