Topo

Massa fresca

Laura Miranda
Imagem: Laura Miranda

2 porções

Fácil

Ingredientes

Massa fresca

  • 200 grama(s) de farinha de trigo
  • 2 ovos caipiras
  • Pitada de sal

Modo de preparo

Massa fresca

Coloque a farinha sobre a bancada limpa, num montinho (ou faça em uma tigela grande, não muito funda).

Abra um buraco no centro e coloque os ovos quebrados ali, usando o garfo para misturar as claras e as gemas. Aos poucos, vá incorporando a farinha fazendo movimentos circulares com o garfo quase na horizontal.

Quando os ovos estiverem misturados a farinha, comece a amassar com as mãos, até obter uma massa uniforme, lisa e macia. Faça uma bola e envolva com filme. Deixe descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos.

Passado o tempo, polvilhe farinha na bancada, separe a massa em duas partes (mantenha uma das metades enrolada no filme para não ressecar) e abra com um rolo, adicionando um pouco de farinha sempre que perceber que está prestes a grudar. Se não tiver rolo, use uma garrafa de vidro sem rótulo, dá certo também!

Com a massa aberta num formato retangular, o mais fino possível (uns 2mm), polvilhe farinha sobre ela e dobre quantas vezes conseguir até formar um retângulo com a largura de uns 4 dedos.

Corte a massa em fatias finas e regulares, de no máximo 0,5cm. Abra uma por uma e coloque na bancada ou em uma assadeira com um pouco de farinha para evitar que grudem umas nas outras. Se tiver um varal para secar massas, pode usar! Repita esse processo com o restante da massa.

Para cozinhar, coloque água em abundância para ferver. Quando estiver borbulhando, adicione uma quantidade generosa de sal. A água deve ficar salgada como água do mar. Deixe cozinhar por 3 minutos e prove. O tempo de cozimento vai depender da largura da sua massa.

Transfira a massa ainda al dente para finalizar o ponto na panela do molho que usará.