Topo

Pudim de limão-siciliano

Brejo
Imagem: Brejo

195 min

1 porções

Fácil

Ingredientes

  • 450 grama(s) de leite integral
  • 395 grama(s) de leite condensado
  • 2 ovos
  • 6 gemas
  • Zests de 4 limões-sicilianos
  • 200 grama(s) de açúcar refinado ou cristal
  • 100 grama(s) de água mineral
  • 50 grama(s) de água mineral
  • 0.3 grama(s) de suco de limão (ou vinagre)

Modo de preparo

Misturar leite e zests dos limões-sicilianos. Levar ao fogo até 90°C. Desligar. Reservar.

Adicionar o leite condensado à infusão. Misturar levemente. Reservar por, no mínimo, 1 hora, em recipiente tampado.

Bater delicadamente ovos e gemas com um fouet e incorporá-los à mistura. Coar e adicionar à forma, que neste momento já deve estar com o caramelo.

Preaquecer o forno se o seu demorar muito tempo para atingir a temperatura. Caso o contrário, não há necessidade de preaquecer (é até mais seguro*). Levar água ao fogo, até 70°C, para o banho-maria.

Levar a assadeira ao forno. Adicionar água até próximo da borda da forma. Deixar espaço suficiente para manusear o recipiente sem correr risco de acidentes;

Para um pudim liso e cremoso, assar entre 150°C e 170°C , até que esteja firme (conforme teste do garfo ou palito); para um pudim esponjoso e com furos, assar entre 180°C e 200°C graus, até que esteja firme (conforme teste do garfo ou palito).

Desenformar quando gelado.
Reservar um recipiente largo e fundo com água gelada e/ou gelo. É um item de segurança ao preparar a calda de açúcar (caramelo). Se eventualmente a calda começar a esquentar demais, o sugerido é que de imediato seja retirada do fogo e resfriada nesse recipiente, para que a cocção seja cortada.

Misturar delicada e educadamente 1 medida de açúcar (200 gramas) para 1/2 de água (100 gramas em temperatura ambiente ou quente) mais a porção de limão ou vinagre em uma panela alta com cabo, com uma espátula.

Levar ao fogo baixo e aguardar até que o processo de caramelização se inicie (em média, 15 minutos até que chegue aos 160-170 graus); evitar se distrair.

Para uma calda mais transparente e doce: entre 160°C e 170°C. Para uma calda mais escura e com notas de castanhas: entre 170°C e 180°C.

Desligar o fogo e incorporar a segunda medida de água mineral, de preferência em temperatura ambiente. Aguardar até que chegue à temperatura ambiente.