Topo

Pudim de leite no potinho

Joyce Galvão
Imagem: Joyce Galvão

15 porções

Ingredientes

Caramelo

  • 200 grama(s) de açúcar refinado

Pudim

  • 790 grama(s) de leite condensado
  • 480 mililitro (ml) de leite integral
  • 3 ovos médios

Modo de preparo

Caramelo

Despeje o açúcar sempre no centro da panela (ou fôrma) evitando as laterais. Mexa o açúcar cuidadosamente, e delicadamente, girando a panela, para que aqueça por igual. Se você mexer com uma colher ou espátula, como se estivesse fazendo um brigadeiro, o caramelo já formado irá formar uma capa de proteção nos grãos de açúcar ainda não caramelizados e poderá arruinar todo o processo, já que esses grãos dificilmente voltarão a derreter sem queimar o restante do seu caramelo. Por isso, só panela e paciência para esse processo são suficientes. Se necessário, retire a panela (ou fôrma) do fogo para controlar a caramelização de maneira que ocorra homogeneamente sem queimar.

Pudim

Pré-aqueça o forno a 160 °C. Com o caramelo ainda quente, distribua nos potinhos e, com cuidado para não se queimar, unte toda a lateral, girando o pote, com o caramelo. Reserve em uma assadeira. Coloque água para esquentar, enquanto isso, prepare o pudim.

Em uma tigela junte o leite condensado, o leite e os ovos. Misture com um fouet até criar uma mistura homogênea. Passe a mistura por uma peneira e distribua pelos potes já caramelizados. Leve a assadeira com os potinhos para o forno e preencha com água quente até a altura do pudim.Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até o pudim estar firme ao toque. Retire os pudins do forno, da assadeira e deixe esfriar por 5 minutos para leva-los à geladeira. Deixe refrigerando por 12 horas para então, servir.