Topo

Sorvete Romeu e Julieta

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Ingredientes

  • 400 grama(s) de creme de leite (com mais de 25-30% de gordura ou nata)
  • 100 grama(s) de açúcar
  • 300 grama(s) de cream cheese
  • 1 unidade(s) goiabada cascão cremosa a gosto (se não encontrar a goiabada cremosa, dissolva goiabada em barra no fogo com um pouco de água)

Modo de preparo

Bata o creme de leite e o açúcar no liquidificador ou batedeira por 3 minutos.

Acrescente o cream cheese e bata apenas para homogeneizar.

Leve à sorveteira* até atingir a consistência de sorvete.

Monte, alternando camadas de sorvete e goiabada.

Leve ao freezer por meia hora para finalizar na consistência correta.

*Se não tem sorveteira, faça na batedeira (leve a mistura por 1 hora ao freezer, retire e bata na batedeira, leve por mais 1 hora ao freezer e repita este processo) - freezer e batedeira mais uma ou duas vezes até dar a consistência de sorvete.

Só depois disso monte com a goiabada.

- Dicas especiais sobre receitas de sorvetes em geral:

Leite (proteína e gordura): É o esqueleto do sorvete e, junto com a nata, forma a "estrutura" da massa. É importante que o leite seja integral (gordo) e a nata tenha ao menos 30% de gordura. A gordura é importante para uma boa emulsão (liga a água à gordura) e vai beneficiar a textura e o sabor. Esta gordura pode vir também de ingredientes adicionados para o sabor escolhido. A gente logo pensa que a gordura vai deixá-lo mais macio e aerado mas, na verdade, a sua função é dar estrutura.

Açúcar: é o que adoça. Ele é fundamental para maciez e maleabilidade da massa. É importante agente anti-congelante. Trocá-lo por adoçante não é bom, pois seu sorvete ficará granuloso, cheio de gelinhos.

Ar: ingrediente muito importante que vai dar a textura e consistência que conhecemos. Mas, quanto mais ar, pior a qualidade. Nos industrializados, o ar é "injetado" artificialmente. No artesanal, o ar é incorporado naturalmente quando ele é batido e faz o sorvete ganhar volume e ficar fofinho.

Sabor: aí vai a criatividade! Não consigo imaginar um que não possa ser feito, mas é bom lembrar que os de fruta pedem frutas saborosas. Dê preferência às frutas da estação.

Atualmente, eu uso minha máquina de sorvetes, mas já fiz muito sorvete sem ela. É possivel fazer sorvete usando apenas uma batedeira ou processador. É só bater a mistura e levar ao freezer por uma hora. Depois, é só repetir as etapas do freezer e da batedeira até que ele adquira a consistência de sorvete. O número de vezes depende da sua batedeira, do seu freezer e dos ingredientes utilizados. Em geral 3 vezes é mais que suficiente, mas, como varia, uma média boa é de 3 a 5 vezes.

Receita de Luciana Oliveira, do @luoliveira7l.