Topo

Fácil e versátil: pavê de alfajor traz o gostinho da Argentina ao clássico

Pavê de alfajor da confeiteira Gabriela Ribeiro, do @blogdaconfeiteira - Arquivo pessoal/Gabriela Ribeiro
Pavê de alfajor da confeiteira Gabriela Ribeiro, do @blogdaconfeiteira Imagem: Arquivo pessoal/Gabriela Ribeiro

Fernanda Fadel

Do UOL

16/02/2020 04h00

"Os doces têm um poder lúdico na minha vida", pontua Gabriela Ribeiro, dona do Blog da Confeiteira e do Instagram @blogdaconfeiteira, com mais de 200 mil seguidores que acompanham virtualmente as delícias que ela produz.

A confeiteira Gabriela Ribeiro - Arquivo pessoal/Gabriela Ribeiro - Arquivo pessoal/Gabriela Ribeiro
A confeiteira Gabriela Ribeiro
Imagem: Arquivo pessoal/Gabriela Ribeiro

Para a confeiteira, há receitas com "gosto de encontro de família" e outras que "caem como um abraço". Exemplo disso é a que ela selecionou para os leitores de UOL Receitas: o pavê de alfajor (veja receita), que mistura o creme com pedacinhos do tradicional doce argentino.

O chocolate é paixão antiga no coração da paulistana. Na infância, ela tinha um brinquedo chamado Fábrica de Chocolate, uma maquininha mágica que realizava o sonho da garota de produzir algo que era fascinada em comer. Aliás, o filme de Willy Wonka é um de seus favoritos até hoje. "Eu assisti não sei nem quantas vezes, ficava me imaginando dentro da Fantástica Fábrica de Chocolate, era incrível".

Minibolo feito pela confeiteira Gabriela Ribeiro - Reprodução/Instagram @blogdaconfeiteira - Reprodução/Instagram @blogdaconfeiteira
Minibolo feito pela confeiteira Gabriela Ribeiro
Imagem: Reprodução/Instagram @blogdaconfeiteira

E ela perseguiu os encantos com gostinho de açúcar firmemente na fase adulta e profissional. A primeira formação foi em cinema, mas o curso para dominar a arte de fazer doces veio para coroar os seus gostos e habilidades para valer.

A confeitaria me deu a base para entender a reação dos ingredientes"

"Hoje consigo pensar melhor em combinações e saber transformar uma receita em uma criação nova, não apenas baseada em tudo que já vi e provei, mas em conhecimentos técnicos", conclui.

Minhas receitas são para honrar tudo o que aprendi até aqui, tudo o que errei e acertei em cheio"

Gabriela Ribeiro teve a primeira formação em cinema, mas se realizou quando se tornou confeiteira - Reprodução/Instagram @blogdaconfeiteira - Reprodução/Instagram @blogdaconfeiteira
Gabriela Ribeiro teve a primeira formação em cinema, mas se realizou quando se tornou confeiteira
Imagem: Reprodução/Instagram @blogdaconfeiteira

A vida de blogueira abriu o espaço que ela tanto procurava. No Blog da Confeiteira, ela tem a oportunidade de expor suas próprias criações e dar dicas e informações para quem acompanha o que ela produz. "Eu amo fazer o que faço e poderia viver disso a minha vida inteira", conta Gabriela.

Receita do @blogdaconfeiteira para o UOL:

Pavê de alfajor, receita de Gabriela Ribeiro - Arquivo pessoal/Gabriela Ribeiro - Arquivo pessoal/Gabriela Ribeiro
Pavê de alfajor, receita de Gabriela Ribeiro
Imagem: Arquivo pessoal/Gabriela Ribeiro

"Pavê é um dos cremes que eu mais amo na vida, é uma sobremesa que me lembra festa de família, comemorações com pessoas que eu gosto.

É super fácil de fazer e você pode usar para diversos tipos de sobremesas e recheio para bolos. Esta receita é uma das que a minha mãe me ensinou"

Confira a receita completa do Pavê de alfajor.