Topo

10 dicas para fazer fotos incríveis de comida e bombar nas redes

"É possível se transportar para uma mesa através de uma fotografia", explica a fotógrada de comida Camila Seraceni - Camila Seraceni
"É possível se transportar para uma mesa através de uma fotografia", explica a fotógrada de comida Camila Seraceni Imagem: Camila Seraceni

Fernanda Fadel

Do UOL

28/12/2019 04h00

Você já ouvir falar de food stylist? Esta profissão se popularizou principalmente nos últimos anos, com a ascensão dos blogs e contas no Instagram especializadas em gastronomia.

A tradução livre do termo revela o ofício. O "estilista de comida" é a pessoa responsável por fazer de um simples prato uma imagem que desperta o apetite e encanta aos olhos. "Através de uma boa fotografia de comida, dá para sentir a textura, o aroma e até o sabor de um prato", diz a food stylist Camila Seraceni.

Produzir fotos apetitosas, no entanto, exige certo empenho. Camila revela aqui 10 dicas imbatíveis para você produzir aquele registro especial das receitas que prepara em casa - e garantir a multiplicação de cliques nas redes:

1. Use louças pequenas e com pouco brilho

Foto da foodstylist Camila Seraceni - Camila Seraceni - Camila Seraceni
Imagem: Camila Seraceni

"O uso de peças pequenas e médias permite fazer composições diversas em uma única cena. Quando usamos um prato muito grande, ele rouba todo o cenário, dificultando a inserção de mais elementos. As louças de cerâmica são ideais para fotografia de alimentos, pois elas possuem pouco brilho e refletem menos a luz. Com relação aos talheres, repare que alguns são espelhados e refletem mais. Dê preferência aos de prata envelhecida, dourado fosco ou cobre".

2. Invista em molhos, cremes, geleias e azeites

Foto da foodstylist Camila Seraceni - 2  - Camila Seraceni - Camila Seraceni
Imagem: Camila Seraceni

"Uma preparação bonita e apetitosa desperta desejo. Nesse caso, a finalização do prato é extremamente importante. Acrescentar molhos e cremes ao prato ou à cena é uma ótima estratégia: eles transmitem uma sensação de suculência e aconchego. Tenha sempre disponíveis cremes, geleias, molhos, azeites para uma boa composição".

3. Escolha ingredientes frescos e bonitos

Foto da foodstylist Camila Seraceni - 3  - Camila Seraceni - Camila Seraceni
Imagem: Camila Seraceni

"Os alimentos perecíveis, como frutas e legumes, devem ser escolhidos a dedo. Eles devem estar frescos e bonitos. Na feira ou no supermercado, olhe um a um e escolha com atenção. Cada imperfeição fica muito evidente na fotografia em close. Para a imagem deste espaguete de beterraba, por exemplo, incluí algumas frescas e com boa aparência".

4. Use ingredientes para construir o cenário

Foto da foodstylist Camila Seraceni - 4 - Camila Seraceni - Camila Seraceni
Imagem: Camila Seraceni

"Separe um pouco dos ingredientes da receita para compor o cenário. Por exemplo, se você vai preparar um bolo com recheio de doce de leite, separe em um potinho parte do doce e coloque-o em cena. Dessa forma, você estará reforçando para o seu público o sabor do seu bolo e aspecto handmade da receita".

5. Vamos contar uma história

Foto da foodstylist Camila Seraceni - 5  - Camila Seraceni - Camila Seraceni
Imagem: Camila Seraceni

"Qual sensação e desejo você quer provocar com a imagem? A escolha da receita, das louças, do cenário, das cores: tudo é uma junção de elementos que contam uma história. A imagem transporta o público a um lugar específico ou a alguma memória, por exemplo. Minha sugestão é que a história seja sempre o ponto de partida para as produções. Ela irá conduzir a escolha de todos os itens para compor a cena e, inclusive, o estilo da foto".

6. Estude a iluminação

Foto da foodstylist Camila Seraceni - 6  - Camila Seraceni - Camila Seraceni
Imagem: Camila Seraceni

"Costumo dizer que a iluminação é tão ou mais importante que a composição. A luz correta valoriza a comida, enaltece cada traço, camada, textura, brilho e cores naturais da comida. Coloque seu cenário perto de cada janela e teste a luz, em diferentes horários e ângulos. Com a observação, você saberá qual a melhor luz para as fotos. Dica extra: quando usar iluminação natural, certifique-se de desligar lâmpadas comuns que estiverem acesas no espaço, pois elas interferem no resultado".

7. Use e abuse das cores

Foto da foodstylist Camila Seraceni - 8  - Camila Seraceni - Camila Seraceni
Imagem: Camila Seraceni

"O uso correto dos tons cria um contraste muito bonito na foto. Como por exemplo verde e vermelho, que são cores complementares. Note como uma folhinha de hortelã fez a diferença nessa foto. Assim como uma linda folha de manjericão torna qualquer macarrão de molho vermelho mais interessante. Estude o círculo cromático, de cores complementares e cores análogas, e abuse das combinações".

8. O melhor equipamento é você

Foto da foodstylist Camila Seraceni - 8 - Camila Seraceni - Camila Seraceni
Foto da foodstylist Camila Seraceni
Imagem: Camila Seraceni

"Claro que o modelo da câmera e lente faz uma imagem com mais nitidez e qualidade. Mas, sinceramente, isso para mim é o que menos importa. Uma das minhas fotos que mais gosto foi feita com celular. Então, tenha em mente que o melhor equipamento é você. Quando fotografo, o que mais me preocupo é com a minha entrega, com a composição que estou fazendo, com o que quero transmitir em cada detalhe".

9. Turbine as imagens com aplicativos

Foto da foodstylist Camila Seraceni - 9  - Camila Seraceni - Camila Seraceni
Imagem: Camila Seraceni

"Os aplicativos de celular estão aí para nos ajudar. Abaixo, listo alguns apps gratuitos:

Foodie - você pode tirar a foto direto desse aplicativo. Ele, automaticamente, mostra várias opções de filtro. Muitas vezes nem é preciso de edição, pois a foto fica incrível.
Snapseed - serve para edição de fotos. Ele possui alguns filtros lindos, pré-prontos, e você pode ajustar os detalhes nas ferramentas.
UnUm - aqui você pode planejar e organizar as suas postagens no feed do Instagram. Ele permite que você veja como ficará a montagem com as fotos.
Unfold - ele disponibiliza montagens para valorizar ainda mais suas fotos em postagens no Stories do Instagram".

10. Treine e aproveite a jornada

Foto da foodstylist Camila Seraceni - 10  - Camila Seraceni - Camila Seraceni
Imagem: Camila Seraceni

"Descobrir um estilo próprio que conquiste nas redes leva tempo, observação e muita dedicação. É preciso muita auto-observação e sair da zona de conforto. O mais legal de tudo é que esse processo nunca termina. E é delicioso estudar e experimentar coisas novas o tempo todo. Então pesquise, ouse, teste e descubra uma forma original de fotografar suas receitas".