Topo

Prove nova versão para o bacalhau, com shimeji crocante e cebolas douradas

Bacalhau com shimeji crocante e batatas ao murro do cozinheiro Kaito Casagrandi, do @napanelacomkaito  - Reprodução/@napanelacomkaito
Bacalhau com shimeji crocante e batatas ao murro do cozinheiro Kaito Casagrandi, do @napanelacomkaito Imagem: Reprodução/@napanelacomkaito

Fernanda Fadel

do UOL

22/12/2019 04h00

Tem gente que cozinha para garantir a refeição. Tem gente que cozinha profissionalmente. E tem quem se aventure por absoluta paixão.

O administrador paulista Kaito Casagrandi, do Instagram @napanelacomkaito, se inclui no grupo de cozinheiros autodidatas que vestem o avental com sentido especial.

Kaito no lugar onde coloca o talento em prática - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Kaito no lugar onde coloca o talento em prática
Imagem: Arquivo pessoal

Longe de restaurantes estrelados, Kaito afirma que "uma mesa farta, rodeada de gente feliz, com sorriso a cada garfada, é o melhor pagamento que um cozinheiro pode ter".

A culinária fez com que Kaito descobrisse ensinamentos que vão além da preparação pura e simples dos pratos. "A comida me ensinou a viver a vida e a amar as coisas mais simples. Além disso, me fez entender que cada coisa tem seu tempo", explica.

Ele exemplifica esse exercício paciente dizendo que até o arroz, um ingrediente simples, merece importância ao entender que tem o seu preparo específico.

"O arroz arbóreo, por exemplo, precisa ser mexido vigorosamente; já o agulhinha, precisa descansar macio em chama branda, sem interferências", diz.

A comida envolve dedicação, espera e perspicácia"

Risoto de brie com camarão e grãos de romã do cozinheiro Kaito Casagrandi  - Reprodução/@napanelacomkaito - Reprodução/@napanelacomkaito
Risoto de brie com camarão e grãos de romã do cozinheiro Kaito Casagrandi
Imagem: Reprodução/@napanelacomkaito

Kaito reflete que conhecimento básico de utensílios, entender a cocção de cada alimento e se arriscar nas receitas são fatores importantes na hora de cozinhar. Porém, o melhor quesito para ser um bom cozinheiro o é o amor pela comida.

Desde a escolha dos ingredientes até o empratamento, tudo deve ser feito com um coração no peito e um na palma de cada mão".

As receitas preferidas de Kaito são as com frutos do mar; esta é de espaguete com polvo - Reprodução/@napanelacomkaito - Reprodução/@napanelacomkaito
As receitas preferidas de Kaito são as com frutos do mar; esta é de espaguete com polvo
Imagem: Reprodução/@napanelacomkaito

A receita do @napanelacomkaito para o UOL

Bacalhau com shimeji crocante e batatas ao murro - Reprodução/@napanelacomkaito - Reprodução/@napanelacomkaito
Bacalhau com shimeji crocante e batatas ao murro
Imagem: Reprodução/@napanelacomkaito

"Bacalhau é um prato elegante por si só. Essa receita é para quando você impressionar sem gastar horas na cozinha. É meu modo de preparo preferido para o bacalhau! Pensa só: o lombo no ponto desmanchando, as cebolas douradas com aquele leve adocicado e a textura crocante do shimeji, só precisa mesmo da clássica batata ao murro e um bom azeite para finalizar em grande estilo. Quando criei esse prato, levei em consideração o bacalhau que minha família sempre faz: muito azeite, cebolas e azeitona preta. Dispensei as azeitonas, mudei a textura da cebola e descobri essa maravilha".

Confira a receita completa do bacalhau com shimeji crocante e batatas ao murro.