Topo

Braseado garante carne que desmancha na boca. Aprenda a fazer em casa

Getty Images
Imagem: Getty Images

Juliana Simon

De Nossa

14/11/2019 04h00

Se você procura uma carne tão macia que uma simples garfada é capaz de desmanchar, o braseado vai fazer sucesso na sua cozinha.

A técnica, que ganha nomes diferentes como brasato, em italiano, e braiseè, em francês, já faz muito sucesso pelo mundo em clássicos da cozinha internacional, como Coq Au Vin e Ossobuco.

O que torna esse preparo tão especial é seu longo processo de cocção, que pode chegar a três horas. Nele, a carne é imersa em legumes, vinho tinto e temperos à base de ervas e, com isso, ganha suculência e sabor característicos.

Preparo do Brasato - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Outra especificidade do braseado é a utilização do caldo caramelizado do próprio cozimento, pela deglaçagem. É ele que, em forma de molho, complementa a carne e combina com acompanhamentos variados - da tradicional polenta italiana aos simples legumes cozidos.

Carne e vinho

Preparo do Brasato - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Kelly Grimaldi, especialista de pesquisa e desenvolvimento de novos pratos da Bloomin' Brands - que detém marcas como Abbraccio e Outback - conta que cortes que não têm alto entremeio de gordura são os ideais para testar o braseado, sejam eles de origem bovina, suína ou de cordeiro. Ela indica separar para este preparo costela, brisket, acém ou copa-lombo.

Na hora de escolher o vinho em que será mergulhada a carne, o indicado é optar sempre pelos tintos e não é necessário investir em um rótulo de alto valor. Segundo Kelly, as melhores opções para cozinhar são os chamados "vinhos de mesa".

No entanto, para os que desejam um "brasato ostentação" e com sotaque italiano, uma das receitas mais tradicionais leva o famoso Barolo, produzido somente na região de Piemonte e que chega ao Brasil em garrafas que valem pelo menos uma centena de reais.

Para experimentar

Brasato al Barolo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Já consegue imaginar o cheirinho da carne só pela foto? Não passe vontade e experimente receitas de brasato de carne bovina em casa com preparo no forno ou na panela.