Topo

O vinho ideal para acompanhar cada tipo de fondue

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

24/07/2019 04h00

Criada no século 18, na região dos Alpes suíços, a fondue (sim a palavra é feminina) é uma paixão dos brasileiros. Basta a temperatura baixar um pouquinho para a turma agitar a reunião em torno do réchaud.

A partir do preparo clássico, com queijos fundidos (daí o nome) e aguardente, foram sendo criadas variações a base de carne, frutos do mar ou mesmo chocolate, nas quais os únicos pontos em comum que restaram foram a panela, as varetas e a forma lúdica de se degustar. De preferência acompanha por um bom vinho e quem se ama.

Veja abaixo algumas receitas de fondue para aquecer as noites, com dicas de harmonizações sugeridas pelo sommelier Manuel Luz, da plataforma de vinhos Sonoma e presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV).

Fondue de queijo

Fondue de queijo - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Os queijos utilizados tradicionalmente na fondue de queijo são o gruyère, emental ou gouda, mas outros tipos, como o brie, taleggio ou camembert, também podem ser acrescentados. Para combinar, vá de vinho tinto ou branco, conforme o gosto.

Entre os "claros", prefira um Chardonnay com pouco de madeira, como o chileno Punti Ferrer. Para quem prefere um tinto, Luz indica um pinot noir, merlot ou um italiano leve.

Fondue de carne

Foundue de carne - Fernando Donasci/UOL - Fernando Donasci/UOL
Imagem: Fernando Donasci/UOL

Criada na região francesa da Borgonha, a fondue de carne nada mais é do que carne frita em óleo quente, acompanhada por molhos. Para beber, escolha vinhos tintos de corpo médio, como o português Jardim da Estrela, ou brancos frutados.

Fondue de frutos do mar

Fondue do mar - Wellington Nemeth/Divulgação - Wellington Nemeth/Divulgação
Imagem: Wellington Nemeth/Divulgação

Cozidos no caldo peixe para manter a delicadeza das carnes, os frutos do mar são uma opção mais leve de fondue. Vinhos brancos de corpo médio, de preferência com "certas notas marinhas" são os mais indicados por Luz para acompanhar esta fondue de frutos do mar.

Fondue de brigadeiro

fondue de brigadeiro - Rodrigo Azevedo/Divulgação - Rodrigo Azevedo/Divulgação
Imagem: Rodrigo Azevedo/Divulgação

Claro que a versão doce iria ganhar, no Brasil, a variação fondue de brigadeiro. Para harmonizar, opte por um vinho branco doce, como o Tokaji.

Fondue de chocolate

Fondue de chocolate - Reprodução/TV UOL - Reprodução/TV UOL
Imagem: Reprodução/TV UOL

Criada nos Estados Unidos, nos anos de 1950, a fondue de chocolate ganha nessa receita um toque de pimenta para dar ainda mais sabor à noite. Vá de vinho com o tinto licoroso Campos de Cima, feito com uvas tannat, para segurar a picância.

Fondue de doce de leite

fondue doce de leite - Wellington Nemeth/Divulgação - Wellington Nemeth/Divulgação
Imagem: Wellington Nemeth/Divulgação

Esta é uma boa opção para quem quer fugir do chocolate, mas não do açúcar. Um vinho do Porto cai bem para amarrar uma noite especial com fondue de doce de leite..