Topo

Cinco dicas de especialistas para quem quer fazer sua própria cerveja

Rodrigo Louro comanda uma aula na Cervejaria Escola Sinnatrah - Arquivo Pessoal/Rodrigo Louro
Rodrigo Louro comanda uma aula na Cervejaria Escola Sinnatrah Imagem: Arquivo Pessoal/Rodrigo Louro

Joana Santana e Letícia Rocha

do UOL, São Paulo

06/12/2012 07h00

Todo entendedor de cerveja já sabe (e explora bem) o universo das artesanais. Degusta, sai à caça de novos rótulos, discute entre amigos as características e nuances de cada bebida provada. De tão expert, esse pessoal cada vez mais procura se dedicar ao caminho natural neste nicho: fazer a própria cerveja, atividade também conhecida como homebrewing.

O administrador de empresas e técnico cervejeiro Alan Gregor já criou cerca de 200 receitas de cervejas, presta consultoria para importadoras, bares e restaurantes que queiram criar a sua e ministra o curso Brewing Pride. Rodrigo Louro é biólogo, bioquímico, professor de cerveja e sócio da Cervejaria Escola Sinnatrah, que oferece os módulos Básico e Avançado, além do introdutório, chamado "Pessoas de bem bebem boas cervejas". Ambos dão cinco dicas preciosas a quem está começando ou tem vontade de se aventurar nessa arte.

Estude
O primeiro passo é fazer um curso com profissionais experientes para evitar erros básicos, provocados por ansiedade do cervejeiro de primeira viagem. "Assim a pessoa não começa do zero e sozinha. Nos oito anos que me dedico a isso, já cometi todos os possíveis erros. No curso, já alerto meus alunos como evitá-los", comenta Alan. Segundo Louro, um dos erros mais comuns aos principiantes é querer apressar as etapas do processo. "Outro problema frequente é a contaminação por bactérias devido a falhas na fase de higienização do equipamento", completa.

Leia, leia, leia
Como qualquer outra área do conhecimento, a arte de fazer cerveja em casa exige informação. Infelizmente, a maioria dos livros sobre o tema só está disponível em inglês. Um dos títulos mais importantes, o "How to brew", de John Palmer, uma das bíblias do assunto, pode ser lido todo na internet, inclusive em uma tradução não oficial para o português. Outro livro importante é o "The Complete Joy of Homebrewing", que está na terceira edição. Para quem não é fluente na língua britânica, Louro recomenda o blog Cervejarte, do carioca Ricardo Rosa.

Comece simples
Para evitar frustrações, comece pelo início, isto é, pelos estilos de cerveja que tenham receitas menos complexas, como a Weiss e a Pale Ale. "Muita gente chega no curso querendo fazer Pilsen, que requer um grande controle da temperatura em todas as etapas, e por isso é muito fácil de errar", relata Louro, sobre o estilo de cerveja mais difundido no Brasil. "Além disso, como a receita é relativamente simples e puro malte, qualquer deslize será gritante no resultado final", conclui.

  • Acervo Pessoal

    Alan Gregor, do Brewing Pride, segura um punhado de malte

Experimente sempre, não desanime nunca
Alan, que já fabricou cerveja com ingredientes dos mais diversos, como pimenta, gengibre, flores, cravo, canela, baunilha, cardamomo, frutas e melaço de cana, sugere muita experimentação. "Teste seu próprio paladar e brinque com os sabores, mas não desamine ao sinal dos primeiros deslizes. Como todo cervejeiro caseiro, já tive que jogar vários litros ralo abaixo porque as cervejas não ficaram boas. Não existe frustração maior que essa", declara. "Mas não desanime ao sinal dos primeiros deslizes", aconselha.

Troque ideias e cervejas
Seja pela internet ou pessoalmente, converse com outros cervejeiros caseiros e troque  experiências, receitas, técnicas e cervejas. No site Brejas, no espaço do fórum destinado ao homebrewing, você pode encontrar colegas de hobby para essa espécie de intercâmbio cultural. Encontros presenciais organizados por cervejeiros também acontecem frequentemente, em diversas partes do país. A entidade ACervA, Associação dos Cervejeiros Artesanais, está presente em dez estados brasileiros e costuma ter informação sobre esses eventos.

Além disso, beba bastante! "Não em quantidade, é claro, mas em qualidade e variedade de cervejas, para ampliar o repertório e apurar o paladar", finaliza Louro.