Topo

Bolo vulcão: os segredos para um resultado perfeito e 4 receitas deliciosas

chef Ana Lygia Faria Duarte, confeitaria Pikurrucha?s Brigadeiros Gourmet
Imagem: chef Ana Lygia Faria Duarte, confeitaria Pikurrucha?s Brigadeiros Gourmet

Colaboração para o UOL

03/06/2018 04h00

Febre nas redes sociais, o bolo vulcão é do tipo de doce que faz a boca encher de água só de olhar. Com cobertura molinha e abundante, que escorre ao primeiro corte da massa, ele é uma versão turbinada dos bolos da vovó servidos com calda extra, ainda quentinha. De forma geral, o bolo em si, não tem mistérios. Basta escolher o sabor de bolo que você mais gosta, assá-lo em forma redonda com buraco no meio e caprichar na quantidade da cobertura para que ela preencha o centro vazio até transbordar sobre a massa. Mas alguns truques pelo caminho podem ajudar obter o efeito avalanche que se esperar na hora de servir. Confira.

Acerte na escolha da massa

Para suportar o peso de tanta cobertura sem quebrar, a massa do bolo deve ser firme sem deixar de ser macia. Receitas a base de manteiga ou óleo são melhores opções do que o delicado pão-de-ló.

Cuidado ao desenformar

Capriche na manteiga e na farinha na hora de untar a assadeira. Dê atenção especialmente ao cone central. Essa camada protetora ajuda o bolo a não grudar na forma. Outra dica para desenformar sem quebrar o bolo é esperar alguns minutos após tirar a massa do forno para que ela esteja mais morninha. E já pensando no espaço que a calda precisará ocupar após o primeiro corte, vire o bolo em um prato grande, de preferência côncavo ou com bordas altas para que a “lava” não escorra por toda a mesa.  

Não economize na cobertura

O brigadeiro é a melhor cobertura para esse tipo de bolo. Densa, molinha e com mil variedades de sabor, a receita permite que você brinque com diversas combinações. É possível fazer bolo de chocolate com bicho-de-pé, bolo de baunilha com brigadeiro de paçoca, bolo de fubá com beijinho, bolo de cenoura com brigadeiro de chocolate e por aí vai. O importante é não economizar na quantidade e não cozinhar até o ponto de enrolar. Ele precisa ficar molinho para escorrer quando você cortar. Endureceu? Misture um pouco de creme de leite para ajudar a voltar ao ponto certo e sirva quentinha.

Monte no último minuto

Para reduzir as chances do bolo absorver rapidamente boa parte da cobertura e a “lava” ficar ralinha, o ideal é deixar o bolo descansar algumas horas para esfriar bem e só colocar a cobertura de brigadeiro morninha no centro na hora de servir. Assim o efeito vulcão será perfeito. “Esse é um bolo pra fazer e comer em seguida”, avisa Alexandre Silva, co-proprietário da doceria Pikurrucha’s. E lembre-se, o efeito mais esperado, da lava de cobertura escorrendo violentamente para fora do bolo só poderá ser visto uma vez, durante o primeiro corte. Então garanta a atenção de todos para o grande momento.

Para viagem

Apensar de não ser muito recomendado, o transporte do bolo vulcão pode ser feito com a ajuda de alguns truques. É possível levar a calda separada em um copo ou pote encaixado no centro do bolo e só despejá-la na hora de servir ou “selar” o aro interno da massa espalhando chocolate derretido pelas laterais antes de preenchê-lo com brigadeiro. “Mas é importante usar o chocolate fracionado que vai formar casquinha mais rápido e criar uma barreira entre o bolo e a cobertura”, explica a culinarista Silvia Branconaro.

Veja 4 receitas de bolo vulcão:

  • Leite em pó

    É impossível resistir a este bolo, que vai conquistar crianças e adultos. Leia mais

  • Dois amores

    Com coberturas de brigadeiro e branca, este bolo é delícia em dose dupla. Leia mais

  • Cenoura com chocolate

    Com avalanche de cobertura, a tradicional receita fica ainda melhor. Leia mais

  • Chocolate branco

    Com leite em pó e morangos, é lindo para servir no lanche da tarde. Corte na frente dos convidados. Leia mais