Topo

Terra à vista!

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que melhor arquiteto do mundo defende usar argila no lugar do concreto

Grande Mesquita de Bobo-Dioulasso, em Burkina Faso - Wikipedia
Grande Mesquita de Bobo-Dioulasso, em Burkina Faso Imagem: Wikipedia

Colunista do UOL

10/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

11º10'N, 4º17'O
Grande Mesquita de Bobo Dioulasso
Houet, Haut-Bassins, Burkina Faso

Conhecido e reverenciado entre arquitetos, Francis Kéré furou a bolha mês passado e virou notícia fora do meio ao se tornar o primeiro negro e o primeiro africano a ganhar o Pritzker, o prêmio máximo da arquitetura mundial. Kéré estudou, vive e trabalha em Berlim desde os anos 1980, mas jamais se esqueceu de seu país de origem, o Alto Volta. Na verdade, ele foi reconhecido por justamente aliar técnicas e materiais tradicionais a métodos contemporâneos.

Francis Kéré foi o primeiro negro e o primeiro africano a ganhar o Pritzker, - AFP - AFP
Francis Kéré foi o primeiro negro e o primeiro africano a ganhar o Pritzker,
Imagem: AFP

Kéré se mudou para a Alemanha em uma década marcada por golpes militares em sua terra natal. Uma época tão tumultuada que o país até mudou de nome: desde 1984 se chama Burkina Faso. Sem acesso ao mar, árido e dependente de uma agricultura que muitas vezes não resiste a secas prolongadas, Burkina Faso tem um dos IDHs mais baixos do mundo.

Esse território colado ao Saara, cortado por afluentes do Rio Volta, tem uma história antiga. A atual capital, Uagadugu, uma metrópole de 2,4 milhões de habitantes, era sede do Império Mossi, potência regional que dominou a região por séculos. Tal realidade mudou com a chegada dos franceses, em 1896. Foram eles que deram o nome colonial de Alto Volta ao país.

A Grande Mesquita de Bobo Dioulasso é feita com argila e vigas de madeira no século 19 - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A Grande Mesquita de Bobo Dioulasso é feita com argila e vigas de madeira no século 19
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Uma das principais características da arquitetura de Mossi eram as construções de argila. Na verdade, em toda a região do Sahel essa técnica prosperou. O exemplo mais famoso é Timbuktu, a formidável cidade no atual Mali que foi disputada por alguns reinos africanos ao longo de um milênio.

Mas Burkina Faso, além do Mali, também preserva belos edifícios do tipo. É o caso da Grande Mesquita de Bobo Dioulasso, a segunda maior cidade do país. Feita com argila e vigas de madeira no século 19, ela tem paredes de 1,80 m de grossura. É uma das mesquitas mais impressionantes do Sahel.

Interior da mesquita, com paredes de 1,80 metro de espessura - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Interior da mesquita, com paredes de 1,80 metro de espessura
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do caos à argila

Por muito tempo a argila foi motivo de orgulho em Burkina Faso. Mas isso começou a mudar há algumas décadas. Ela passou a ser vista como sinal de pobreza e, na primeira oportunidade em que os bolsos ficavam um pouco mais folgados, as pessoas aderiam ao concreto para suas casas.

Kéré e outros proeminentes arquitetos burquinenses querem resgatar a argila. Por motivos culturais e históricos, sim. Mas também por razões práticas e ecológicas.

Menina caminha na escola Village-Opera, projetada em argila pelo arquiteto Francis Kéré na cidade de Laongo, em Burkina Faso - AFP - AFP
Menina caminha na escola Village-Opera, projetada em argila pelo arquiteto Francis Kéré na cidade de Laongo, em Burkina Faso
Imagem: AFP

A paisagem de muitas cidades tem mudado do marrom das antigas construções para o cinza dos blocos de concreto. Há alguns motivos. Um deles é a visível impressão, nítida literalmente em todos os cantos da casa, de adotar um estilo de vida mais moderno.

Outro é que o concreto dá mais segurança, em tese. Ele é visto como um material mais elegante e limpo que argila, e há menos chances de cair na sua cabeça em uma noite de chuva intensa.

As mudanças climáticas não são nada boas para as construções tradicionais. Em 2020, as chuvas atingiram Uagadugu em cheio. Em um bairro pobre, cheio de casas de argila, a água penetrou nas paredes e derrotou o ancestral método de impermeabilização, feito com óleo e esterco de vaca. Cerca de 2 mil casas foram reduzidas a lama e ruínas. Treze pessoas morreram.

Foi um verão trágico, com chuvas pesadas que afetaram milhões de pessoas em dez países do Sahel, deixando pelo menos 200 mortos. Em 2021, o céu desabou de novo sobre Burkina Faso. Dezenas de prédios colapsaram, incluindo uma sala de aula cheia de crianças e um minarete da mesquita de Bobo Dioulasso. Ficou difícil para a argila.

Com paredes de argila, a escola Village-Opera, projetada Francis Kéré - AFP - AFP
Com paredes de argila, a escola Village-Opera, projetada Francis Kéré
Imagem: AFP

Mas as mudanças climáticas também não são nada boas para o concreto. Burkina Faso é um dos países mais quentes do mundo, e abdicar da argila significa abrir mão de um isolante térmico de respeito. Todo mundo sabe que concreto, especialmente em paredes finas e simplórias, deixa o calor entrar rapidinho, mas não deixa sair. As pessoas podem até se sentir mais seguras em dias de chuva intensa, mas vão sentir muito mais calor o ano inteiro.

Tem mais: o concreto não é bom para as mudanças climáticas. A fabricação de cimento responde por 5% das emissões anuais de gás carbônico, só fica atrás de carvão, petróleo e gás. Fora que, em lugares quentes, quando se tem condições financeiras, casas de concreto clamam por um notório gastador de energia, o ar-condicionado.

Com as grossas paredes de argila, que mantêm o calor lá fora, a temperatura é tolerável. Kéré quis provar esse ponto em dois projetos que tocou, o do Instituto de Tecnologia de Burkina e o do Liceu Schorge. São obras vizinhas, em Koudougou, terceira maior cidade do país.

Projeto do Instituto de Tecnologia de Burkina levou em conta materiais locais - Reprodução - Reprodução
Projeto do Instituto de Tecnologia de Burkina levou em conta materiais locais
Imagem: Reprodução

O colégio, concluído em 2016, foi feito de laterita, outro material antigo nas construções e semelhante à argila. O instituto, de 2020, é de argila mesmo, e ambos têm uma fachada de eucaliptos, que cria áreas sombreadas. Amplas janelas trazem luz e chaminés nas salas de aula expulsam o ar quente de dentro.

Os arquitetos piram, é bonito e inovador. Mas esses prédios vão além, porque seu objetivo é entregar qualidade de vida, a essência da arquitetura. Professores já afirmaram que as temperaturas amenas diminuíram brigas e problemas de saúde mental e melhoraram a concentração e, consequentemente, as notas dos alunos.

O Liceu Schorge, construído em 2016 em laterita, semelhante à argila - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
O Liceu Schorge, construído em 2016 em laterita, semelhante à argila
Imagem: Reprodução Instagram

Levante a mão quem já torrou a cabeça em uma sala de aula sem ventilação, fazendo provas de fim de ano ou o vestibular que poderia mudar sua vida nas primeiras semanas de janeiro. Não é difícil entender a diferença que isso pode fazer no dia a dia de crianças e jovens.

Além disso, é uma questão de saúde pública. Segundo a "National Geographic", clínicas em diversas cidades perceberam um aumento de internações e de mortes relacionadas a calor intenso. Alguns médicos suspeitam que uma quantidade desproporcional dessas pessoas viviam em casas de concreto, mas não tinham condições de bancar um condicionador de ar.

Argila não é para qualquer um

Os argumentos são bons, mas há uma série de desafios para tornar o método tradicional atrativo novamente. O desmatamento engole mais de 240 mil hectares de florestas por ano, e a madeira é parte importante das construções em argila. A desertificação crescente está tornando o solo mais arenoso, o que o deixa menos propício para fazer tijolos. A argila está mais cara e pior do que antes.

Vila de adobe em Burkina Faso - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vila de adobe em Burkina Faso
Imagem: Getty Images/iStockphoto

É preciso manutenção constante também. Todos os anos, trabalhadores aplicam camadas de uma manteiga local nas paredes da mesquita de Bobo Dioulasso para repelir a chuva. Não fosse por isso, ela já poderia ter vindo abaixo com chuvas bem mais fracas que as dos últimos anos.

Além disso, dominar o material, ao menos para fazer construções acima da média e seguras, é para poucos. Clara Sawadogo é outra arquiteta que luta pelo resgate das técnicas tradicionais. Seu projeto mais recente é uma refrescante clínica com paredes de pedra e argila e um teto abobadado. Ela disse à "National" que 15 dos 25 pedreiros originais jogaram a toalha, desistiram da obra antes de concluí-la.

O modo vida urbano e individualista e o medo da violência jihadista, que se alastrou nos últimos anos e dividiu famílias (que costumavam construir juntas as casas de argila), também contribuíram para a popularização do concreto. É um longo debate entre novo e velho, tradição e modernidade, algo que pode não fazer sentido em boa parte do mundo, mas faz nesse pequeno país quente demais, pobre demais.

Produção de tijolos de argila durante a temporada seca em Burkina Faso - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Produção de tijolos de argila durante a temporada seca em Burkina Faso
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Apesar dos problemas recentes, a argila ainda é barata e confiável, defendem os ativistas. Enquanto vários materiais usados na fabricação de concreto são importados, muitas vilas burquinenses têm poços de onde jovens trabalhadores retiram barro e o comprimem em encaixes retangulares. Cada tijolo é vendido a cerca de R$ 0,30. Talvez por isso, em algumas cidades onde a tendência cinza do cimento parecia irrefreável, muitas pessoas voltam à noite para suas antigas casas, reconhecendo que elas são bem mais suportáveis nas madrugadas de calor baforento.

O retorno à argila, se um dia acontecer, será de maneira nova, levando as questões de segurança a sério. Kéré, Sawadogo e outros arquitetos têm estudado outras formas de proteger as construções, como marquises metálicas mais largas ou adicionando pequenas porções de cimento à fórmula de argila. Ou seja, não se trata de dar as costas à modernidade, mas de usá-la com inteligência em técnicas que gerações e gerações de pessoas dominaram e desenvolveram.

Índice de lugares do Terra à Vista