Topo

Terra à vista!

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Árvore é gente? Nos EUA, árvore conquistou direito antes de muitos humanos

Árvore Dona Dela Mesma, em Athens, Georgia (EUA) - Boston Public Library
Árvore Dona Dela Mesma, em Athens, Georgia (EUA) Imagem: Boston Public Library

Colunista de Nossa

20/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

33º57'N, 83º22'O
Árvore Dona Dela Mesma
Athens, Geórgia, Estados Unidos

Os Jackson eram uma família poderosa no século 19 em Athens, nos Estados Unidos. James, o patriarca, era veterano da Guerra de Independência, virou senador e acabou governador da Geórgia. William, seu filho, teria tido papel importante no exército e na universidade local. Jabez, outro filho de James, era deputado e presidente da corte da Geórgia. Outro James, filho de William, também fez carreira no Congresso.

É de William que vamos falar, porque recai sobre ele uma curiosa e longeva lenda da Geórgia. Em algum momento entre 1820 e 1832, William Jackson teria concedido a uma árvore específica a posse de parte do terreno onde ela se encontrava. Fez daquele carvalho, que supostamente lhe deu boas memórias de infância, seu herdeiro.

"Eu, W.H. Jackson, do condado de Clarke, de uma parte; e o carvalho, do condado de Clarke, da outra parte", começa o documento.

"Testemunha-se que o citado W.H. Jackson, em consideração pelo grande afeto que tem pela referida árvore, e por seu grande desejo de vê-la protegida, transmitiu, e pelos aqui presentes transmite, ao referido carvalho a posse integral dele mesmo e de todo o terreno a menos de oito pés [2,4 m] dele, em todos os lados."

A história saiu décadas mais tarde, em 1890, em um jornal local. A escritura e o testamento jamais foram localizados e a publicação é a única fonte conhecida, o que dá toda a pinta de ser uma lenda. Além disso, não se sabe se era um causo famoso na região, transmitido ao longo dos anos, ou se foi o próprio jornal que criou o mito.

Em todo caso, mesmo que houvesse algum registro dessa transferência, ela não teria validade. A lei determina que quem recebe uma propriedade deve estar legalmente capaz para tal e precisa aceitar a transferência. Uma árvore não se enquadra muito bem nisso.

No Brasil é igual. É preciso ter capacidade para atos da vida civil, como receber um imóvel em herança. Por isso que você pode até querer se casar com uma cabra, mas não poderá. Não perante a lei.

Ainda assim, a inexistência de um documento e a sua nulidade, caso fosse encontrado, não teriam muita relevância hoje. O carvalho está em uma via pública e, portanto, fica aos cuidados do município.

E o mais importante: em 200 anos, a árvore virou uma celebridade local. Governo, agremiações da comunidade e proprietários das casas vizinhas sempre se prontificaram a protegê-la, garantindo, assim, o suposto desejo de Jackson.

Em "Annals of Athens, Georgia, 1801-1901", publicado em 1906, o autor, A.L. Hull, sintetiza a questão: "Por mais defeituosa que a titularidade seja em lei, o público a reconhece".

Por décadas, Athens seguiu amando sua árvore. Até que ela acabou descuidada e caiu morta na noite de 9 de outubro de 1942. Não se sabia a idade, mas teria algo entre 150 e 400 anos quando morreu.

Muitos cidadãos plantaram mudas de bolotas (o fruto do carvalho), e quatro anos depois uma que tinha vingado foi escolhida para ser replantada no local de sempre. A Filha da Árvore Dona Dela Mesma ganhou cerimônia solene com a presença do prefeito e do pastor presbiteriano da cidade. Hoje, ela é mais chamada pelo mesmo título da antecessora, Árvore Dona Dela Mesma.

Desde então, a árvore figura como um dos destinos mais curiosos e queridos dessa cidade que cresceu em torno de uma das mais antigas universidades públicas do país. A Universidade de Geórgia foi fundada em 1785, e seus primeiros edifícios foram feitos com a madeira de árvores menos favorecidas do que a nossa amiga.

Em 1801, a área em torno da instituição foi batizada em homenagem a Atenas, terra da Academia de Platão. Em torno dela, e desde o início com esse ímpeto acadêmico, cresceu Athens, elevada a cidade em 1806.

Athens, Geórgia, nos Estados Unidos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Athens, Geórgia, nos Estados Unidos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Como boa cidade universitária, Athens tornou-se um polo irradiador de cultura. Nomes como R.E.M. The B-52s, Danger Mouse e Of Montreal surgiram ali e cresceram com a árvore na paisagem cotidiana.

Ela pode não ser gente perante a lei, mas é gente segundo corações e mentes da cidade. O que, se olharmos com atenção, é um dedo na grande ferida histórica de Athens (e de praticamente todas as Américas), como lembram alguns próprios moradores.

A data da suposta emancipação da árvore ocorreu pelo menos 31 anos antes do fim oficial da escravidão nos EUA. Os Jackson eram, sabidamente, escravocratas. James pai, Jabez e James neto figuram em um levantamento do jornal "The Washington Post", que compilou os 1.700 membros do Congresso que eram donos de escravos.

Mesmo que seja lenda, é uma lenda que diz que uma árvore tinha mais direitos do que boa parte da população de humanos da cidade.

É, eu sei. Era para ser uma história fofa. Até semana que vem.

Índice de lugares do Terra à Vista