Topo

Histórias do Mar

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Onde fica o "Ponto Nemo", a lixeira de naves espaciais no fundo do mar

Ponto Nemo - Google Maps
Ponto Nemo Imagem: Google Maps

Colunista de Nossa

02/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se você já pensou em fugir para um lugar longe de tudo e de todos, é para aqui que você deve ir: o Ponto Nemo, no Oceano Pacífico, a área de mar mais afastada de qualquer terra firme no mundo.

O Ponto Nemo, assim batizado em homenagem ao capitão do lendário submarino do clássico de Julio Verne, 20 000 Léguas Submarinas (nada a ver com o simpático peixinho colorido do desenho animado e sim com o termo "nemo", que em latim significa algo como "ninguém"), não aparece em nenhum mapa e nunca foi visitado nem pelo cientista que o descobriu, o engenheiro croata-canadense Hrvoje Kukatela, em 1992.

Não há nada por perto

"Ponto Nemo" - Google Maps - Google Maps
"Ponto Nemo"
Imagem: Google Maps

Também chamado pelos oceanógrafos de "Polo de Inacessibilidade", o Ponto Nemo é um ponto específico ao sul do Oceano Pacífico, mais ou menos entre a Nova Zelândia e a costa do Chile, onde não existe nenhum naco de terra firme por perto, e a ilha ou continente mais próximo fica a 2 688 quilômetros de distância, qualquer que seja a direção.

O Ponto Nemo é o ponto equidistante mais distante de todos os oceanos — o local mais ermo, remoto e isolado do mundo, entre as áreas de mar planeta.

15 dias só para chegar lá

Seis anos atrás, os barcos que competiram na regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race passaram pelo Ponto Nemo, vindos da Nova Zelândia para a América do Sul.

O barco mais veloz da competição levou 15 dias para atingi-lo, o que dá uma ideia do isolamento da região.

"Ponto Nemo" - Google Maps - Google Maps
"Ponto Nemo"
Imagem: Google Maps

O Ponto Nemo não é uma porção de terra. É o que de mais distante existe dela", brincam os navegantes.

Mais perto do espaço do que da terra

Um marinheiro que tiver a infelicidade de se tornar náufrago no Ponto Nemo estará praticamente perdido, porque os seres humanos mais próximos dele serão os astronautas da Estação Espacial, que orbita em torno da Terra a cerca de 400 quilômetros de altura — ainda assim, quase sete vezes mais perto do que a terra firme mais próxima.

E qualquer que seja a direção em que o infeliz náufrago avance, a terra firme mais perto não passará de uma ilha deserta.

Ou será a Ilha Ducie, ao norte, que faz parte das Ilhas Pitcairn, consideradas as mais remotas ilhas habitadas do planeta; ou o Motu Nui, a nordeste, um simples rochedo próximo à Ilha de Páscoa; ou a gelada Ilha Maher, ao sul, na Antártica, onde só existe gelo,

Um ponto invisível nos mapas

A partir da triangulação entre estas três ilhas, cada uma delas a exatos 2 688 quilômetros de distância, surgiu o Ponto Nemo, um "X" invisível nas cartas náuticas, mas que, para os cientistas, é uma área muito mais relevante do que uma simples curiosidade geográfica.

E por uma razão que nada tem a ver com o mar e sim com o espaço.

É no Ponto Nemo que são descartadas as naves e satélites espaciais que não servem mais.

Cemitério de naves espaciais

O Ponto Nemo só foi criado para atender a uma necessidade dos programas espaciais: o descarte e a queda segura de naves e satélites, ao serem trazidos de volta à Terra.

Como largar objetos fora de uso flutuando no espaço não seria seguro, e deixá-los cair em qualquer ponto do planeta pior ainda, os cientistas espaciais precisavam de um local totalmente desabitado e isento de riscos, para trazê-los de volta à Terra.

Foi quando o pesquisador croata, radicado no Canadá, Hrvoje Kukatela se debruçou sobre mapas dos oceanos e passou a medi-los, em busca do local mais distante que existe de qualquer ilha ou terra firme.

E foi assim, a partir de cálculos matemáticos, que surgiu o Ponto Nemo, onde não existe nada nem ninguém por perto.

Mais de 260 naves e satélites

Até hoje, mais de 260 objetos, entre satélites, estações russas e chinesas, naves cargueiras de reabastecimento e toda sorte de entulho espacial já terminaram os seus dias no fundo do mar do Ponto Nemo, ou ao redor dele, já que é impossível direcionar tão precisamente assim as quedas — razão pela qual, quando uma operação de reinserção na atmosfera está para entrar em curso, todos os navios da região, num raio de 3 000 quilômetros, são avisados e aconselhados a mudar de rumo.

Até uma estação espacial

Satélite - Wikipedia - Wikipedia
Imagem: Wikipedia

Neste imenso cemitério espacial (curiosamente, no fundo do mar) jaz, por exemplo, a primeira espacial modular tripulada da História, a MIR, lançada pela União Soviética em 1986, que operou até 2001, quando foi trazida de volta à Terra e afundou, com segurança, em algum local do Ponto Nemo.

Após o mergulho dos restos da Estação Espacial MIR no Ponto Nemo, os descartes espaciais na região se tornaram cada vez mais frequentes. E segue assim até hoje.

Ermo até debaixo d´água

No Ponto Nemo, não é apenas na superfície que não existe vida por perto.

Também debaixo d´água a vida marinha é bem escassa, porque a região é banhada por uma corrente marítima poderosa, que inibe a presença de nutrientes e, consequentemente, não atrai tantos peixes.

Ponto Nemo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Ponto Nemo é quase como um deserto de água salgada — uma das regiões menos biologicamente ativas do planeta.

Área esquecida do planeta

O Ponto Nemo fica em uma parte tão remota do globo terrestre que só recentemente os cartógrafos concluíram que a Ilha Henderson, que também faz parte das Pitcairns, uma das pontas do tal triângulo, sempre esteve erroneamente indicada nos mapas, a quase dois quilômetros mais ao sul do que apontavam as cartas náuticas.

E isso só foi descoberto no ano passado.

A ilha que nunca existiu

O episódio fez lembrar outro caso curioso, envolvendo ilhas remotas, ocorrido dez anos atrás, quando um barco australiano de pesquisas provou que uma ilha que aparecia em todos os mapas do Oceano Pacífico, entre a Nova Zelândia e a Austrália, simplesmente não existia — embora aparecesse até nas imagens de "satélites" do Google Earth.

O caso da Ilha Sandy, como foi batizada a ilha eu não existia, gerou um quase escândalo e colocou o Google Earth (que imediatamente passou a exibir apenas um borrão no local) em uma situação extremamente delicada, tendo que explicar o inexplicável (clique aqui para conhecer esta interessante história).

Veja onde fica

Ao contrário da Ilha Sandy, aquela que nunca existiu, mas, mesmo assim, aparecia nos mapas, o Ponto Nemo não é indicado em nenhuma carta náutica.

Mas, ao menos na teoria, existe de fato (veja no mapa).

Ponto Nemo - Ponto GEO/Google Maps - Ponto GEO/Google Maps
Ponto Nemo
Imagem: Ponto GEO/Google Maps

Para os interessados no mais completo isolamento, anote ai: o Ponto Nemo fica nas coordenadas 48.526 latitude sul e 123.236 longitude oeste.

Mas, se optar em ir para lá, não espere encontrar ninguém por perto para ajudá-lo a voltar.