Moda

Os vestidos que fizeram história (e falam por si só)

Por Nossa

Como a moda conta histórias?

De Princesa Diana a Jennifer Lopez, essas peças revolucionaram e marcaram gerações.
Getty Images

O Versace de JLo

O ano era 2000 e Jennifer Lopez aparecia no red carpet do Grammy com uma peça da grife italiana.
Getty Images

Decote e o tropical

O tecido recebeu estampa com padrão de folhas tropicais e bambu, e possuía um corte com decote bem baixo, estendendo-se bem além do umbigo de Jennifer, ao passo que a cintura do vestido foi cravejada de citrinas.
Getty Images

E nasce o Google Imagens

As massivas buscas por "vestido verde da Jennifer Lopez" fez com que a empresa criasse o Google Imagens, já que, antes disso, a plataforma era limitada a simples páginas de texto com links.
Getty Images

Revival

Quase 20 anos depois da primeira aparição, JLo voltou a usar o vestido (e celebrá-lo) em um desfile da Versace em Milão, na Itália.
Getty Images

A carne de Lady Gaga

A cantora desafiou o tradicional com sua aparição no VMA 2010.
Getty Images

Marco na moda

Desenhado por Franc Fernandez e estilizado por Nicola Formichetti, o vestido foi eleito como a "principal declaração de moda de 2010" pela revista Time.
Getty Images

Se não defendermos aquilo em que acreditamos e se não lutarmos por nossos direitos, muito em breve teremos tantos direitos quanto a carne em nossos próprios ossos. E eu não sou um pedaço de carne"

Lady Gaga
Getty Images

Obra de arte?

O vestido foi exibido no Hall da Fama e Museu do Rock and Roll em 2011 como parte de uma exposição intitulada "Mulheres que fazem rock: visão, paixão, poder".
Reprodução

O eterno de Marilyn

O vestido usado pela atriz no filme "O Pecado Mora ao Lado", de 1955, tornou-se uma das peças mais conhecidas do cinema do século XX.
Reprodução

Luz, câmera, ação

A peça cor de marfim de Monroe ganhou fama na cena em que é levantado pelo vento provocado com a passagem dos trens do metrô de Nova York.
Reprodução

Leilão milionário

Desenhado pelo estilista William Travilla, o vestido original usado por Marilyn foi a leilão em junho de 2011 e acabou sendo arrematado por 4,6 milhões de dólares.
Reprodução

O cisne de Björk

O vestido usado pela artista no Oscar, em 2001, foi eleito um dos mais icônicos do red carpet pela revista Time.
Reprodução

O conceito

Criado pelo designer macedônio Marjan Pejoski, a peça foi desenhada como um cisne e, na cerimônia, Björk imitou botar um ovo no tapete vermelho.
Getty Images

Quando fui ao Oscar, eu estava muito ciente de que provavelmente seria minha primeira e última vez. Então, imaginei que minha opinião deveria ser sobre fertilidade e pensei em levar alguns ovos.

Björk
Getty Images

Referências

O cisne ou pássaro aquático pendurado ao redor do pescoço ou frouxamente sob o braço de uma pessoa pode ser uma referência ao livro "Rime of the Ancient Mariner", escrito em 1798.
Getty Images

A vingança de Diana

Após revelação sobre traição de Charles, a princesa manipulou os tabloides a seu favor ao usar o vestido.
Getty Images

O que rolou?

Um dia antes do evento em que Lady Di marcou presença, seu ex-marido da realeza revelava tê-la traído. Consciente de que a "bomba" estamparia os jornais do dia seguinte, a mãe de Harry e William desafiou os códigos da realeza com a peça decotada e bem justa ao corpo.
Getty Images

Manchete

No dia seguinte, o vestido criado por Christina Stambolian estampou as manchetes dos tabloides e roubou a atenção sobre qualquer outro assunto.
Reprodução

A mensagem de Diana era clara: aqui estava uma mulher abraçando assumidamente seu poder e sua sexualidade, para que todo mundo visse

Christina Stambolian,
Estilista grega responsável pelo vestido
Getty Images
Publicado em 21 de setembro de 2020.

Reportagem
Gustavo Frank

Edição
Eduardo Burckhardt

Continue navegando por Nossa