Santuário de Aparecida

História, atrações e curiosidades do maior templo católico do Brasil

Por Eduardo Vessoni

Após receber 162 mil devotos no Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 2019, o Santuário Nacional de Aparecida terá neste ano celebrações virtuais via rádio, TV e redes sociais, devido à pandemia de coronavírus.
Getty Images
Situado no Vale do Paraíba, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, o Santuário Nacional de Aparecida é o maior do mundo dedicado à Maria e recebe, anualmente, cerca de 12 milhões de visitantes por ano.
Eduardo Vessoni
Getty Images
O complexo começou a ser construído depois que três pescadores encontraram uma imagem quebrada de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, em 1717. Atualmente, o Porto Itaguaçu (foto) tem passeios de balsa e pedalinhos.
Thiago Leon / Divulgação
O Santuário Nacional é endereço do maior estacionamento da América Latina, uma área de 285 mil m² e vagas para mais de seis mil veículos.
Eduardo Vessoni
De estilo barroco e tombada como patrimônio histórico, a Basílica Velha foi inaugurada na 1ª metade do século 18 e substituída, em 1955, por um santuário maior capaz de abrigar o grande número de devotos.
Eduardo Vessoni
Um dos espaços mais procurados é o Nicho de Nossa Senhora Aparecida, oratório com mosaicos de ouro que guarda a imagem original de 39 centímetros, encontrada no rio Paraíba do Sul, em 1717.
Thiago Leon / Divulgação
Em maio de 1978, a imagem ficou em pedaços, quando um jovem de 19 anos tentou retirá-la do altar-mor da Basílica Velha, quebrando o vidro de proteção e deixando-a cair no chão.
Reprodução/Santuário Nacional
Vinícios Pereira/Folhapress
A Capela das Velas é um dos atrativos mais populares do Santuário e conta até com um filtro para renovação do ar, devido à alta queima de parafina, que pode chegar a 10 toneladas em finais de semana movimentados.
Thiago Leon / Divulgação
Com mais de 392 metros de extensão, a Passarela da Fé tem formato em "S", em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, e conecta o Santuário Nacional e a Basílica Velha, erguida no alto de uma colina.
Flickr Vision/Getty Images
Com 109 metros de altura, a Torre Brasília abriga um mirante de 324 m², com vista panorâmica de Aparecida, município paulista a 170 quilômetros da capital.
Eduardo Vessoni
Diariamente, 47 bondinhos percorrem os 1.100 metros entre o Santuário e o Morro do Cruzeiro, a uma altura de 120 metros sobre a Rodovia Presidente Dutra.
Roberto Filho / Fotoarena
Local de procissões, em todo dia 11 de outubro, o Caminho do Rosário é um circuito de 1,2 quilômetros de extensão com 128 esculturas em 20 cenários que remetem aos mistérios do Rosário.
Thiago Leon / Divulgação
Publicado em 12 de outubro de 2020.

Reportagem
Eduardo Vessoni em colaboração para Nossa

Edição
Juliana Simon

Continue navegando por Nossa