Brasileiro

Centro-Oeste em 10 receitas: quitutes, pratos e doces emblemáticos

Os pratos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás misturam as heranças indígenas aos costumes de países vizinhos, como o Paraguai.
Getty Images/Westend61
Peixes de água doce, frutos do cerrado e ingredientes celebrados Centro-Oeste afora, como milho e mandioca, marcam presença nas panelas.

Confira 10 receitas cedidas por chefs da região que representam essa cultura.
Jenhung Huang/Getty Images/iStockphoto

Quitutes

Igoraquaman/Getty Images/iStockphoto

Chipa

Também conhecido como Bolo Souza, o quitute tem diversas variações de textura e espessura. Essa é feita com amido de mandioca, milho, queijo fresco, ovos, banha, manteiga e leite.
Divulgação/Luna Garcia

Sopa Paraguaia

Apesar do nome, a receita está mais para um bolo salgado com cebola e queijo do que para um caldo. É popular no Paraguai e no estado brasileiro que faz fronteira com o país: o Mato Grosso do Sul.
Aleksandr Vorobev/Getty Images/iStockphoto

Pamonha

Do tupi, pamu-nã. É um quitute apreciado em Goiás preparado com espiga de milho ralada. Tem versões doces e salgadas. Essa é recheada do queijo de sua preferência.
Getty Images

Pratos

Global_Pics/Getty Images/iStockphoto

Caldo de piranha

Consumido na região do Pantanal, é servido em cumbucas ou xícaras ao lado de um bom molho de pimenta. Como entrada, prepara os gulosos para uma peixada ou um churrasco.
Divulgação/Luna Garcia

Arroz Carreteiro

Não perecível, a combinação de arroz e charque salvava quem tinha que se deslocar no Brasil Colônia transportando cargas. Tempos depois, ganhou uma nova utilidade: reaproveitar carnes assadas na brasa de um jeito saboroso.
Lucas Ninno/Getty Images

Mojica de Pintado

A palavra de origem indígena significa "o que vem do rio". No caso, é o Pintado que entra no ensopado com cubos de mandioca. Sirva com arroz.
Reprodução Instagram

Galinhada

O frango selado na panela cria o fundo ideal para cozinhar o arroz molhadinho e saboroso. Além de colocar temperos e vegetais, como milho, pimentão e cenoura, adicionar pequi é essencial para homenagear o Cerrado.
André Barros

Macarrão de Comitiva

Receita de uma panela só, é uma variação com massa do arroz carreteiro. Também é conhecida como macarrão pantaneiro, macarrão frito ou macarrão boiadeiro.
Divulgação/Luna Garcia

Doces

Getty Images/iStockphoto

Furrundum

Da região do pantanal mato-grossense, o doce junta mamão verde ralado com rapadura derretida. Na hora de servir, leve a guloseima à mesa sem esquecer de um queijo.
Lidia Aguilar Leite

Boi-pá

É um doce típico ribeirinho de raízes indígenas preparado com abóbora e melado. Casca de limão e pau de canela também vão na receita para aromatizar a pedida.
Divulgação

Brasileiro

A nova temporada de Nossa traz os sabores, belezas e saberes dos Brasil. Paulo Machado é o curador do Centro-Oeste. Clique abaixo e confira o conteúdo do terceiro ciclo.
Lucas Possiede

Gostou?

Salve as receitas para celebrar a cultura do Centro-Oeste. Não se esqueça de tirar fotos e marcar @nossa_uol nas redes sociais =)
Photos Danny/Getty Images/iStockphoto