Retrospectiva Instachef

Receitas de peixes e frutos do mar para se sentir na praia

O verão pede um mergulho no mar. Mas, em tempos de pandemia, realizar o desejo ficou complicado. Que tal trazer essa atmosfera para o prato e fazer da cozinha um passaporte? Confira cinco receitas deliciosas preparadas com peixes e frutos do mar.
Getty Images

Patacones

Os disquinhos formados por banana-da-terra verde amassada e frita são base para o tartare de salmão temperadinho com gengibre, coentro, maionese e diferentes tipos de pimenta.
Arquivo pessoal
Criada pela publicitária Marina Zaverucha, a receita com cara de praia é servida como aperitivo. "É fácil de fazer e versátil. Dá para substituir o salmão por atum, peixe branco ou o pescado que estiver fresco. Batata-doce também pode funcionar no lugar da banana."
Arquivo pessoal

Paella

Para fugir do básico sem abandonar os clássicos, esse preparo inventado pelo chef Victor Dimitrow une duas receitas deliciosas: moqueca e paella.
Divulgação

A gente trabalha muitas horas, fazendo as coisas muito minuciosas, esperando algo assim: mexer um pouco com as pessoas.

Victor Dimitrow
Gui Gomes/Folhapress

Camarão pistola

Os crustáceos graúdos entram na frigideira para grelhar só depois de tostar uma especiaria para intensificar os aromas. No passo a passo do personal chef Pedro Soares foi usada pindaíba, mas a ideia é apostar na que agrade o seu paladar.
Ed Andrade Jr.
O fruto do mar ganha acompanhamentos pomposos, que exigem técnica. Enquanto o feijão-fradinho é transformado numa espécie de bolinho de textura espojosa, o azeite ganha mais cor e sabor ao ser processado com coentro.
Reprodução Instagram

Curry de camarão

À frente de um blog de receitas, Vivian França desenvolveu um prato de alma tailandesa que tem o mix de temperos como estrela. Chamado por ela de "potinho de prazer", leva o crustáceo em dois tamanhos.
Aline Sene
O curry é misturado com macarrão de arroz, hidratado com água quente, e finalizado com coentro e manjericão. Se preferir, troque o camarão por lula sem medo.
Aline Sene

Peixe grelhado

Quer uma receita mais fácil? O pescado de sua preferência temperado com pimenta-do-reino e sal ganha charme ao ser grelhado até ficar douradinho, como ensina Matheus Emerick.
mathewemerick
O preparo fica bem junto de purê de banana caramelada. A fruta passa por alguns processos, como ir forno com açúcar e melado. Vale seguir as orientações para desfrutar de uma refeição leve, mas que não deixa o sabor para trás.
Catherine Falls Commercial/Getty Images
Os preparos reunidos aqui são uma retrospectiva da nossa seção "Instachef", que a cada 15 dias convida o leitor de Nossa a testar uma nova receitinha feita por pessoas que adoram comer e compartilhar suas aventuras culinárias no Instagram.
Martin Poole/Getty Images