Mão na massa

Nhoque caseiro: 10 receitas preparadas com batata, mandioca e outros vegetais

Ovos, farinha e batata: esses três ingredientes misturados na medida certa formam uma massa fofinha. Prazerosa de fazer com tempo e até com as crianças na cozinha, a receita ganha versões com mandioquinha, baterraba e mais o que a imaginação mandar. Confira.
Getty Images/iStockphoto

Ao molho de queijo

Uma pitadinha de noz-moscada faz a diferença nesse nhoque servido ao molho de creme de leite, queijo fontina e conhaque. O preparo tem a vantagem de não ser muito demorado.
Tadeu Brunelli/Divulgação

Nhoque frito

A preocupação com as calorias passa longe: grana padano é colocado na massa, que é frita ao invés de cozida. Molho de Dijon e um belo filé-mignon formam uma refeição para impressionar.
Divulgação/Gui Teixeira

Nhoque pomodoro

Esse nhoque tradicional de batata asterix ou holandesa acompanha outro clássico: molho de tomate pelado temperado com alho, azeite e manjericão.
Divulgação

Batata-doce

Quem gosta de um toque adocicado nos pratos salgados deve curtir a receita que não deixa a desejar no tempero: leva manjericão, parmesão, noz-moscada, alho e ainda uma farofinha de pão.
Antonio Rodrigues/Divulgação

Batata-baroa

Em nossa série Gastronobásico, ensinamos em vídeo o passo a passo de um nhoque preparado com batata-baroa, também conhecida como mandioquinha. Pode combiná-lo sem medo a molho de tomate ou bechamel.
Don Stock/Getty Images/iStockphoto

Mandioca

A massa com gostinho de parmesão não tem uma medida fechada de farinha. A ideia é ir balanceando a umidade até dar o ponto. O molho pesto envolve as bolinhas no prato.
Getty Images

Espinafre

Ao contrário dos tubérculos, o espinafre sozinho não dá a liga para o nhoque. Por isso, a batata é indispensável. O trabalho extra é compensado pelo gosto diferente e a aparência verde - e linda!
Emmanuelle Grimaud/Getty Images/iStockphoto

Beterraba

A beterraba deixa tudo rosa choque, inclusive o nhoque quando o purê da raiz é incorporado à massa de batata. Queijo grana padano dá umami para o molho branco.
Divulgação

Berinjela

Trata-se de um nhoque bem diferentão: a polpa da berinjela defumada é amassada com um garfo e misturada a ricota, semolina e clara de ovo. O molho tem um toque de óleo de gergelim.
Getty Images/iStockphoto

Pinhão

Pois até o fruto celebrado em época de festas juninas pode substituir a batata no prato. Descascá-los é um trabalho extra na receita, que leva ingredientes pouco comuns como lardo, hibisco e flores desidratadas.
Divulgação

Extra!

O chef-celebridade Carlos Bertolazzi, que faz um dos mais prestigiados nhoques de São Paulo no Zena Caffè, compartilhou com Nossa percepções essenciais para ter sucesso no preparo do prato.
Philip Falzer
Publicado em 18 de janeiro de 2021.