Quitutes e guloseimas

É São João! Aprenda 10 receitas para celebrar a festa junina

No dia 24 de junho é o nascimento de João Batista, o São João. Mas já dá para começar as comemorações juninas, marcadas pela fogueira no chão, pelas bandeirinhas no céu e pelo chapéu de palha na cabeça.
Getty Images/iStockphoto
As festas celebram a cultura em forma de dança, música e comida. Se em mais um ano o arraial tem que ser em casa, que ao menos os quitutes e as guloseimas nos lembrem da delícia de estar junto na quadrilha gritando: olha a cobra!
Carla Nichiata/Getty Images/iStockphoto

Quitutes

Tina Fields/Getty Images/iStockphoto

Pipoca

Não dá para ficar sem um saquinho deste clássico que não dá vontade de parar de comer. Para fugir do básico use manteiga de garrafa, como nesta receita.
Getty Images/iStockphoto

Pamonha com queijo

Esse quitute é cremoso pela junção de leite, banha de porco e milho ralado. E nada de jogar a palha da espiga fora: ela faz o papel de uma perfeita embalagem.
Getty Images

Milho amostrado

Apesar do nome diferentão, trata-se do velho e bom milho cozido com toques especiais de páprica, coentro e queijo parmesão.
Nossa/UOL

Guloseimas

Alex Souto Maior/Getty Images/iStockphoto

Bolo de macaxeira

A mandioca entra na folia em forma de bolo. Coco seco ralado ajuda a dar mais sabor ao doce.
Clara Gouvêa /UOL

Arroz doce

Trata-se de outro clássico de São João de fácil preparo. Nesse passo a passo, o doce é coroado pela queridinha da época: a paçoca.
Jésica Guizarra & Claudia Martins Fotografia

Curau

Esse creme de milho doce, comum no interior, é conhecido como canjica no Nordeste. Sirva em porções individuais e dê mais charme para a sua festa junina.
Getty Images

Bolo de fubá

De tão popular, o bolo pode ter modos de preparos diferentes em cada família. Não tem o passo a passo no caderno da vovó? Veja esse daqui e garanta um exemplar na mesa do arraial.
Ana Bacellar

Paçoca

Acha que paçoquinha só se compra pronta? Pelo contrário, dá para fazer em casa rapidamente e só com três ingredientes: amendoim, sal e açúcar.
Leonidas Santana/Getty Images/iStockphoto

Canjica

O doce servido em cumbuca combina canjica branca, leite de coco, coco ralado e leite condensado. Cravo e canela dão o sabor característico.
Jantroyka/Getty Images/iStockphoto

Cocada

A mistura de leite condensado, coco e açúcar é feita na panela. Para obter quadradinhos perfeitos, espalhe o doce por uma bancada untade e corte com uma espátula.
Getty Images/iStockphoto

Gostou?

Salve as receitas para prepará-las no dia do arraial. Não se esqueça de tirar fotos e marcar @nossa_uol nas redes sociais =)

Getty Images/iStockphoto