Padocaria SP

Do sonho ao quindim: 11 doces para trazer o gostinho de padaria para casa

Na padaria tem de tudo um pouco, mas nada enche mais os olhos do que a vitrine de doces. "É um conceito europeu. Lá, as sobremesas sempre tiveram lugar ao sol", afirma Flavio Federico, que fez estágio em padocas no passado e hoje forma profissionais na academia que leva o seu nome.
Keiny Andrade/UOL
Se a variedade é uma das qualidades da padaria, na ala açucarada não poderia ser diferente. Os doces são tão importantes que ganharam uma categoria própria no prêmio Padocaria SP. A votação está aberta e você pode clicar no link e indicar sua padaria favorita.
Keiny Andrade/UOL

O brigadeirão de padaria, por exemplo, é feito para aproveitar as aparas dos bolos. Misturam a massa com doce de leite e fica do tamanho de uma bola de tênis"

Flavio Federico
Receitas do Will
Há mais uma porção de guloseimas, organizadas lado a lado, prontas para fazer alguém voltar no tempo. "Os clientes não procuram sobremesas sofisticadas, e sim o tradicional, aquilo que comiam na infância quando a única preocupação era a prova da escola".



Saudades? Pois confira a seguir mais 10 docinhos mais prestigiados nas padocas e aprenda como fazer cada um.
Keiny Andrade/UOL

Torta de limão

É uma das poucas sobremesas ácidas que fazem parte desse clubinho. Para compensar o azedinho, tem uma camada de merengue. Açúcar garantido!
Divulgação

Pudim

A receita que tem cara de almoço de domingo está todos os dias na padaria. Luciano Bispo, confeiteiro da Dona Deôla de Higienópolis, ensina um truque para quem quiser testar o preparo.
Divulgação

Se observar que o pudim está muito mole no forno, mas já apresenta sinais de queimado, cubra ele com uma tampa e termine de assar"

Luciano Bispo
Anna_Belova/ Getty Images/iStockphoto

Quindim

Dizem que na falta de amêndoas para fazer o doce conventual português Brisa do Liz, colocaram coco na receita de ovos e açúcar. E assim se criou o quindim, ícone das padocas.
Getty Images/iStockphotos

Bomba

Chamada de éclair pelos mais finos, a massa francesa e alongada atrai pela leveza e recheio farto. Nesse caso, de brigadeiro. Mariana Gorski, da Confeitaria Dama, dá uma dica de mestre.
Divulgação Confeitaria Dama

O tamanho da éclair é determinante para que a receita dê certo. Corte do bico de confeiteiro em tamanho médio e, com cuidado, faça todas do mesmo tamanho, de 5 a 6 centímetros"

Mariana Gorski
Christopher Ames/Getty Images/iStockphoto

Carolina

Sempre empilhada na vitrine, a massinha oca de formato redondo é preenchida com capricho por recheios como doce de leite.
Rodrigo Moreira/Getty Images/iStockphoto

Sonho

A massa frita recheada de creme e polvilhada de açúcar recebeu a tradução perfeita. Para as formiguinhas de plantão, é um sonho mesmo! Na Europa, o doce se chama bola de Berlim.
iStock

Rocambole

O bolo enrolado tem inúmeras variações. Essa, com massa de chocolate e recheio de coco, é sabor prestígio. A cozinheira Andréa Nakamura dá dicas para o espiral perfeito.
Naka

Assar em forma grande até ficar dourada de leve, cortar as beiradas e enrolar ainda morna, com ajuda de papel manteiga"

Andréa Nakamura
MariaUspenskaya/Getty Images/iStockphoto

Torta morango

Em toda padaria, ela tem quatro etapas obrigatórias: massa crocante, cobertura de creme, camada de morangos e a gelatina transparente, que dá acabamento e chama a atenção dos gulosos.
iStock

Torta holandesa

Apesar do nome, a receita é brasileira e consiste numa torta de creme branco e ganache que ganha bolachas nas laterais. Nas padocas, costuma surgir em tamanho individual.
Lucas_Assis/Getty Images/iStockphoto

Rosca doce

Os pães doces são um capítulo à parte no universo das padarias. Para representá-los, esta rosca de massa de pão de leite é trançada, pincelada com gema e polvilhada de açúcar cristal.
Ana Bacellar

PADOCARIA SP

Quer eleger a sua padaria preferida da cidade de São Paulo? Vote no site do Padocaria SP, concurso apresentado por Nossa, plataforma de lifestyle do UOL, até 16 de outubro.
Keiny Andrade/UOL
Publicado em 11 de outubro de 2021.

Edição
Juliana Simon

Continue navegando por Nossa

Inscreva-se no YouTube de Nossa