Moda

Dicionário do xadrez: conheça as versões da estampa

Por Nossa

Xadrez eclético

Com diferentes tamanhos de linhas, cores e formas geométricas, o xadrez é uma das padronagens mais clássicas da moda. Tartan, Vichy, Argyle... você sabe identificar a diferença entre elas?
GC Images

Príncipe de Gales

Clássica e sucesso absoluto na alfaiataria, essa padronagem de origem escocesa possui linhas irregulares e, geralmente, aparece em cores básicas como preto, cinza, bege e marrom.
Edward Berthelot/Getty Images

Tartan

Tradicional dos kilts escoceses, este tipo de xadrez é caracterizado por linhas de diferentes cores e espessuras que se cruzam formando quadrados de tamanhos variados.
Edward Berthelot/Getty Images

Vichy

Com linhas verticais e horizontais bem semelhantes, esta estampa recebeu seu nome por causa da cidade francesa de Vichy. Ela costuma ter o fundo branco e riscas monocromáticas. Quando vermelhas, acaba sendo associada às toalhas de picnic.
Getty Images

Buffalo Check

Facilmente encontrado nas camisas de flanela, a padronagem Buffalo Check segue a mesma ideia do Vichy, mas desta vez com quadrados grandes e é marcado pela forte presença do preto e do vermelho.
Getty Images

Pied de poule

Tradicionalmente preta e branca, a estampa recebe esse nome por lembrar pegadas dos pés de galinhas (poule significa galinha em francês). O formato geométrico se repete várias vezes e acaba criando uma ilusão de ótica semelhante ao xadrez.
Getty Images

Pied de coq

A diferença entre o pied de poule e o pied de coq (galo em francês) está no tamanho. O pied de coq segue a mesma ideia da criação de um padrão através da repetição e é uma versão ampliada do pied de poule.
Getty Images

Madras

De origem indiana, o Madras é uma variante supercolorida do xadrez. Por ter essa característica, ele também aparece em tecidos mais leves e é bastante usado nas coleções de verão.
Getty Images

Argyle

Queridinho dos coletes e suéteres, o padrão deste xadrez é formado por losangos e sobreposições de linhas diagonais que se entrecruzam, criando uma sensação tridimensional.
Getty Images

Tattersall

Geralmente de duas ou mais cores, as linhas finas deste padrão de xadrez formam quadrados pequenos. Ele é bastante usado em camisas masculinas
Getty Images

Grid

A estampa grid é um xadrez minimalista, formado pelo cruzamento de linhas simples que são, geralmente, de uma mesma cor. Ela também pode ter tamanhos bem variados e além da moda, também se destaca a decoração.
Getty Images

Xadrez Burberry

É impossível pensar na Burberry e não associar a marca ao seu famoso xadrez nas cores bege, preto, branco e vermelho. Derivada do tartan, esta padronagem apresentada em 1924 é de patente exclusiva e virou símbolo da grife inglesa.
Getty Images

Estrela da Netflix

Não foi só no tabuleiro que o xadrez teve destaque na série "O Gambito da Rainha", da Netflix. Do tartan ao vichy, a estampa teve bastante destaque nos looks usados pela jogadora de xadrez Beth Harmon.
Divulgação/Netflix

De Vichy à Paris

Outro figurino recheado de xadrez é o da série Emily em Paris. Em um dos looks mais comentados, a personagem de Lily Collins combinou sua tradicional boina francesa com um conjuntinho de xadrez vichy da marca Veronica Beard, que possui clientes famosas como Meghan Markle.
Divulgação/Netflix
Publicado em 12 de setembro de 2021.

Reportagem em colaboração de
Aline Fava

Edição
Eduardo Burckhardt

Continue navegando por Nossa