Culinária japonesa

Dicionário do sushi: aprenda o nome de cada bolinho de arroz

Repleta de tradições e gestos, a culinária japonesa é encantadora. Observar o sushiman trabalhar dá prazer e vontade de experimentar de tudo. Mas, ao abrir cardápio e se deparar com nomes nunca vistos, pode ser até complicado escolher o que pedir.
Ivan/Getty Images
Para ajudar nessa missão, preparamos um dicionário do sushi com o auxílio de profissionais das marcas de produtos orientais Azuma e Kikkoman.
Getty Images

Nigirizushi

No Brasil, é conhecido só como niguiri. Nada mais é do que um bolinho de arroz ligeiramente comprido moldado a mão e corado por uma fina camada de peixe. Surge também em versões com camarão, polvo e outros frutos do mar.
Thiago Santos/Getty Images/iStockphoto

Gunkazushi

Esse tipo de sushi apresenta uma base de arroz envolvida por alga nori, que ajuda a equilibrar a cobertura em cima do bolinho. No topo, geralmente vão ovas de peixe. Também pode ser chamado de gunkanmaki e gunkan,
Getty Images

Futomaki

É um sushi mais largo do que os demais e que, por isso, apresenta mais recheio. No interior pode ir omelete japonês, pepino, shiitake, gengibre, legumes, peixes, raízes...
Getty Images/iStockphoto

Temaki

Apesar de seu formato em cone, também é considerado sushi. A alga e o arroz formam as bordas. Do lado de dentro vão peixes, frutos do mar, legumes ou frutas até o topo.
Getty Images/iStockphoto

Hot roll

O sushi empanado e frito não é tradicional no Japão, mas ganhou o Ocidente. Leva recheio, uma cama da de arroz e alga, além, claro, da farinha para ficar crocante ao entrar em óleo quente.
Getty Images/iStockphoto

Joe

A forma de escrever pode variar: jow, djô, djow... Todas elas se referem a um bolinho de arroz envolto por uma fina tira de peixe e que pode ser coberto por ovas e peixe batido. Dizem que quem inventou o preparo chamava-se Joe.
Getty Images/iStockphoto

Uramaki

Fácil de reconhecer, esse sushi é diferente dos outros porque leva arroz no exterior. A alga, por sua vez, fica responsável por abraçar o recheio. Geralmente, leva gergelim torrado na parte de fora.
Getty Images/iStockphoto

Hossomaki

Sua particularidade está no diâmetro ligeiramente mais fino do que os demais sushis. Por conta disso, tem uma quantidade menor de recheio.
Getty Images/iStockphoto

Kappamaki

Inspirado no Kappa, personagem folclórico japonês, é igual a um hossomaki, mas tem sempre o mesmo recheio: pepino. O vegetal é a comida favorita de Kappa.
Getty Images/iStockphoto

Tekkamaki

O sushi segue a linha do anterior: é um hossomaki que, no interior, só leva atum.
Getty Images/iStockphoto