Dia da Amazônia

Os segredos e sabores da mais importante floresta do mundo

Por Eduardo Vessoni

Origem

O Dia da Amazônia é celebrado em 5 de setembro, uma homenagem à criação da província do Amazonas por D. Pedro II, em 1850.
Eduardo Vessoni

Território

Presente em nove países da América do Sul, a região é o maior bioma do mundo, com quase 4,2 milhões de km² de florestas.
Eduardo Vessoni

Fauna e flora

De acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a maior floresta tropical do planeta tem cerca de 40 mil espécies de plantas, 1,3 mil de aves e 300 espécies de mamíferos.
Eduardo Vessoni

Desmatamento

A data serve também como alerta para uma das áreas mais devastadas do planeta. Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em um ano a região perdeu cerca de 9.205 km² de florestas.
Getty Images

Igarapé

Os igarapés ("caminho da canoa", em tupi) são uma das experiências turísticas mais impactantes da região, onde é possível navegar por esses canais estreitos de pouca profundidade.
Eduardo Vessoni

Praias fluviais

Durante o verão amazônico, entre julho e dezembro, elas se formam em toda a região, como a Praia do Tupé, no Rio Negro, próximo a Manaus, capital do Amazonas.
Eduardo Vessoni

Quedas d'água

A 107 km de Manaus (AM), o município Presidente Figueiredo tem mais de cem delas e é conhecido como a "Terra das Cachoeiras". A cidade é um dos destinos para quem deseja conhecer as belezas amazônicas.
Eduardo Vessoni

Símbolo da Amazônia

Em algumas comunidades próximas a Manaus é possível fazer a observação de botos. Agências oferecem passeios a partir da capital, que podem incluir visita a comunidades indígenas.
Eduardo Vessoni

Selva na cidade

Em plena capital do Pará, o Mangal das Garças é a versão urbana da Amazônia. Ela possui 40 mil m² tem viveiros, museu e mirantes com vista para o Rio Guamá.
Eduardo Vessoni

Terra do cacau

Próximo a Belém (PA), a Ilha do Combu é conhecida pela produção de chocolate 100% cacau, cujas plantações podem ser visitadas pelos turistas (saída de passeios a partir da capital) e já atraíram chefs como Thiago Castanho e Alex Atala.
Eduardo Vessoni

Árvores históricas

A floresta amazônica é conhecida por suas árvores gigantes, como essa samaúma de cerca de 900 anos, em Belterra, a 65 km de Santarém. Situada na Floresta Nacional do Tapajós, no Pará, a espécie é vista em uma trilha puxada de 14,8 km de extensão.
Eduardo Vessoni

Vitórias-régias

No Canal do Jari, um dos braços do Rio Amazonas, é possível navegar entre essas plantas aquáticas que são símbolo da região e personagens de diversas lendas.
Eduardo Vessoni

Cupuaçu

Típico da Amazônia brasileira, o fruto é usado no preparo de sucos e doces, e pode ser provado em comunidades ribeirinhas da região, como Acajatuba, próximo a Manaus.
Eduardo Vessoni

Arte de cêramica

Os trabalhos artísticos da Ilha do Marajó, no Pará, são considerados a arte em cerâmica mais antiga do Brasil e podem ser encontrados em ateliês dessa que é a maior ilha fluviomarinha do mundo.
Eduardo Vessoni

Tribos

A partir de diversas cidades amazônicas é possível visitar comunidades indígenas que fazem apresentações para turistas.
Eduardo Vessoni

Turismo fluvial

Na Amazônia, rios são como avenidas e servem de principal acesso para comunidades ribeirinhas e passeios em atrativos turísticos da região.
Eduardo Vessoni

Tacacá

Preparado com tucupi, jambu, goma de mandioca e camarão seco, o prato é um dos mais populares da região.
Eduardo Vessoni

Vatapá

De origem afro-brasileira, esse prato também tem sua versão local e é preparado com ingredientes regionais como peixe pirarucu, camarão seco e folhas de jambu.
Eduardo Vessoni

Açaí

O açaizeiro é uma palmeira típica da Amazônia. A colheita e a produção de seu fruto podem ser acompanhadas por turistas em comunidades como Santa Luzia, em Santarém, no Pará.
Eduardo Vessoni
Publicado em 05 de setembro de 2020.

Reportagem e fotografias
Eduardo Vessoni em colaboração para Nossa

Edição
Eduardo Burckhardt

Continue navegando por Nossa