Viagem

Veja curiosidades da exposição da Nasa, em São Paulo

Por Eduardo Vessoni

Space Adventure

Adiada por conta da pandemia, a exposição está em cartaz em São Paulo e marca as cinco décadas da chegada do homem à Lua.
Divulgação

Acervo

Com um acervo de mais de 300 itens originais da Nasa, exposto em uma área climatizada de 2.500 m², é considerada a maior exposição aeroespacial apresentada em toda a América Latina.
Divulgação
Os objetos expostos são dos projetos Mercury, primeira exploração tripulada da Nasa (1958-1963), Gemini (61-66) e Apollo, responsável pelo pouso na Lua, em 1969. Veja curiosidades da exposição:
Divulgação

Réplica da Apollo

A tenda montada no estacionamento do Shopping Eldorado abriga 20 réplicas em tamanho real, como a da cápsula Apollo 11.
Divulgação

Carro lunar

Outro destaque da exposição é o ROVING, veículo elétrico de 210 quilos usado em missões da Apollo para o deslocamento de astronautas na superfície lunar.
Divulgação

Pedra lunar

O visitante poderá ver também réplicas reduzidas de um foguete, das naves Titan e Juno, e uma amostra de pedra lunar coletada em uma das missões da Nasa.
NASA

Roupas

Considerados verdadeiras "mininaves", os trajes espaciais da exposição Space Adventure podem ser vistos completos e em peças separadas, como botas, luvas e capacetes.
Divulgação

Capacetes

Mais do que proteção da cabeça, protegem também da baixa pressão, luz solar intensa e frio extremo. Seu interior tem sistema de comunicação e, em alguns casos, até acesso à água para hidratação.
Divulgação

Botas

Com essas botas, os astronautas deixaram as famosas pegadas na Lua, quase todas abandonadas lá mesmo para economizar espaço e peso no retorno.
Divulgação

Luvas

Outra curiosidade da exposição é esse par de luvas da missão Gemini, item essencial para a realização de atividades delicadas, como a montagem ou o reparo de equipamentos e manipulação de ferramentas.
Divulgação

Comida

Nas primeiras missões tripuladas, comer no espaço era uma grande incógnita. Na Apollo, por exemplo, eram usados alimentos liofilizados, e reidratados a bordo, permitindo o armazenamento por décadas.
Divulgação

Tecnologia

Ferramentas, motores, caixas de coleta do material lunar e os primeiros computadores da década de 1960 estão na área da exposição dedicada à tecnologia empregada nas primeiras missões espaciais.
Divulgação

Horizonte artificial

Sem referências absolutas para manobras no espaço, os astronautas se orientavam através de marcas de ancoragem da nave ou de aparelhos como esse, exposto também em São Paulo.
Divulgação

Curadoria

Especialistas brasileiros da USP e do ITA foram responsáveis pelo conteúdo informativo da exposição, formada por imagens e filmes que documentam as operações da Nasa ao longo da história.
Divulgação

Inauguração com pioneiro

No Brasil, a exposição foi inaugurada por Charles Duke, um dos três astronautas ainda vivos que pisaram na Lua.
Divulgação
Duke foi responsável pela comunicação na missão Apollo 11 (1969) e piloto na Apollo 16 (1971).
Divulgação

Onde e quando?

A exposição Space Adventure fica em cartaz até o dia 26 de outubro, no Shopping Eldorado, em São Paulo. Os ingressos custam de R$ 25 (meia, durante semana, diurno) e R$ 125 (VIP, no fim de semana).
Divulgação
Publicado em 22 de setembro de 2021.

Reportagem
Eduardo Vessoni em colaboração para Nossa

Edição
Eduardo Burckhardt

Continue navegando por Nossa

Inscreva-se no YouTube de Nossa