Veja curiosidades da exposição da Nasa, em São Paulo
Por Eduardo Vessoni
Space Adventure
Adiada por conta da pandemia, a exposição está em cartaz em São Paulo e marca as cinco décadas da chegada do homem à Lua.
Divulgação
Acervo
Com um acervo de mais de 300 itens originais da Nasa, exposto em uma área climatizada de 2.500 m², é considerada a maior exposição aeroespacial apresentada em toda a América Latina.
Divulgação
Os objetos expostos são dos projetos Mercury, primeira exploração tripulada da Nasa (1958-1963), Gemini (61-66) e Apollo, responsável pelo pouso na Lua, em 1969. Veja curiosidades da exposição:
Divulgação
Réplica da Apollo
A tenda montada no estacionamento do Shopping Eldorado abriga 20 réplicas em tamanho real, como a da cápsula Apollo 11.
Divulgação
Carro lunar
Outro destaque da exposição é o ROVING, veículo elétrico de 210 quilos usado em missões da Apollo para o deslocamento de astronautas na superfície lunar.
Divulgação
Pedra lunar
O visitante poderá ver também réplicas reduzidas de um foguete, das naves Titan e Juno, e uma amostra de pedra lunar coletada em uma das missões da Nasa.
NASA
Roupas
Considerados verdadeiras "mininaves", os trajes espaciais da exposição Space Adventure podem ser vistos completos e em peças separadas, como botas, luvas e capacetes.
Divulgação
Capacetes
Mais do que proteção da cabeça, protegem também da baixa pressão, luz solar intensa e frio extremo. Seu interior tem sistema de comunicação e, em alguns casos, até acesso à água para hidratação.
Divulgação
Botas
Com essas botas, os astronautas deixaram as famosas pegadas na Lua, quase todas abandonadas lá mesmo para economizar espaço e peso no retorno.
Divulgação
Luvas
Outra curiosidade da exposição é esse par de luvas da missão Gemini, item essencial para a realização de atividades delicadas, como a montagem ou o reparo de equipamentos e manipulação de ferramentas.
Divulgação
Comida
Nas primeiras missões tripuladas, comer no espaço era uma grande incógnita. Na Apollo, por exemplo, eram usados alimentos liofilizados, e reidratados a bordo, permitindo o armazenamento por décadas.
Divulgação
Tecnologia
Ferramentas, motores, caixas de coleta do material lunar e os primeiros computadores da década de 1960 estão na área da exposição dedicada à tecnologia empregada nas primeiras missões espaciais.
Divulgação
Horizonte artificial
Sem referências absolutas para manobras no espaço, os astronautas se orientavam através de marcas de ancoragem da nave ou de aparelhos como esse, exposto também em São Paulo.
Divulgação
Curadoria
Especialistas brasileiros da USP e do ITA foram responsáveis pelo conteúdo informativo da exposição, formada por imagens e filmes que documentam as operações da Nasa ao longo da história.
Divulgação
Inauguração com pioneiro
No Brasil, a exposição foi inaugurada por Charles Duke, um dos três astronautas ainda vivos que pisaram na Lua.
Divulgação
Duke foi responsável pela comunicação na missão Apollo 11 (1969) e piloto na Apollo 16 (1971).
Divulgação
Onde e quando?
A exposição Space Adventure fica em cartaz até o dia 26 de outubro, no Shopping Eldorado, em São Paulo. Os ingressos custam de R$ 25 (meia, durante semana, diurno) e R$ 125 (VIP, no fim de semana).
Divulgação
Publicado em 22 de setembro de 2021.
Reportagem Eduardo Vessoni em colaboração para Nossa