Culinária regional

10 receitas com sabores da fazenda

#BrasilCozinhaComigo

No #BrasilCozinhaComigo, Zeca Camargo recebeu Fafá de Belém e também a cozinheira Elisangela de Lima Olímpio que, direto de Arandu, no interior de São Paulo, compartilhou os segredos no preparo de uma galinhada caipira. A receita é daquelas típicas de fazenda, como as que reunimos a seguir.
Marina Pekin/UOL

Para o café e sobremesa

Bolo e quitutes para adoçar o paladar com sabores regionais
Nossa/UOL

BROA CAIPIRA

Para acompanhar aquele cafezinho passado na hora e acompanhar com geleia, manteiga ou requeijão. O sabor da fazenda em uma mordida!
Divulgação

BOLO DE MILHO COM GOIABADA

No programa Tá bom demais! ensinamos a fazer esta receita prática preparada no liquidificador. Um bolo fofinho de milho que ganha a companhia deliciosa de cubinhos de goiabada cascão.
Nossa/UOL

BOLINHO DE CHUVA

Sucesso indiscutível dos cafés da tarde, tem variações gostosas. Clique no link e veja a receita tradicional e versões para inovar: de churros, com massa de cenoura ou com recheios de maçã, banana ou goiabada.
Getty Images

BRIGADEIRO DE MILHO VERDE

Muito fácil de fazer (nem precisa descascar o milho, basta usar o de latinha), esta versão de brigadeiro tem grandes chances de entrar na sua lista de sobremesas preferidas.
Marcelo Resende/UOL

DOCE DE ABÓBORA COM COCO

O doce "de vóinha" da chef Irina Cordeiro é preparado com o fruto ralado, o coco fresco e especiarias, em uma receita super simples, rápida e deliciosa.
Nossa/UOL

Para o almoço

Pratos principais e acompanhamentos com um delicioso sotaque caipira
Istock

CARNE DE PANELA COM LEGUMES

Ela é a estrela principal de uma típico almoço de fazenda. Carne marinada em uma profusão de temperos, depois preparada na pressão, e finalizada com legumes como batata-doce e cenouras.
Mauro Holanda/Divulgação

BOLINHO DE ARROZ

Para petiscar com uma cachacinha artesanal ou ganhar espaço à mesa acompanhando as delícias regionais, nesta receita o bolinho de arroz é preparado com salsinha, cebolinha em um toque de parmesão.
Divulgação

FEIJOADA

As horas que a panela fica sobre o fogão agregam o sabor das carnes (paio, lombo suíno, linguiças, carne seca), laranja e temperos nesta receita na medida para um grande almoço de família.
Getty Images/iStockphoto

MILHO AMOSTRADO

Sim, é uma receita com o velho e bom milho cozinho, mas com toques especiais de páprica, coentro e queijo parmesão. Bom demais para inovar no cardápio!
Nossa/UOL

CARNE DE SOL ACEBOLADA

Dois ícones da culinária regional em um mesmo prato. Toda a tradição da carne de sol, aqui preparada em cubinhos e com cebolas douradinhas, combinada com o pirão de leite.
Marcelo Resende/UOL

GALINHADA

Elisangela de Lima Olímpio ensinou para Zeca Camargo, no programa #BrasilCozinhaComigo, a galinhada caipira, uma receita que ela aprendeu com a mãe e que você também pode fazer em casa.
Arquivo pessoal
Publicado em 31 de julho de 2020.

Edição
Eduardo Burckhardt



Assista #BrasilCozinhaComigo

Continue navegando por Nossa