Passo a passo

Como fazer um ovo frito perfeito

Quem não sabe preparar um ovo frito? Rápido e fácil, ele salva muita gente na hora da fome. Fazer um ovo frito perfeito, no entanto, exige alguns cuidados, que te ensinaremos aqui.
Getty Images
Na técnica francesa, um ovo perfeito apresenta a clara cozida, mas sem a parte de baixo do ovo e a borda queimadinhas. A gema, por sua vez, não endurece completamente. Ou seja, quando pronta e partida, escorre pelo prato e lambuza com categoria a comida que está por perto.
Kseniya Ovchinnikova/Getty Images

A gordura

Pedimos ajuda a Giovanna Perrone, sócia do restaurante Rios e campeã do Top Chef 2019, para esclarecer cada etapa do processo, que começa pela gordura. Óleo, azeite ou manteiga? A manteiga é a que se sai melhor, já que agrega um gostinho único.
Getty Images
O "defeito" é não suportar temperaturas muito altas e correr o risco de queimar, amargando todo o ovo. Por isso, usa-se a manteiga clarificada, que nada mais é do que o resultado do aquecimento controlado da manteiga, sobrando apenas gordura - clique abaixo e assista como fazer.
Daniel Day/Getty Images
Quer economizar tempo e facilitar? Uma estratégia é associar a manteiga a outro óleo. "Azeite, óleo de canola, milho ou girassol deixam menos gosto residual do que o de soja", diz Giovanna.
Getty Images

A panela

A panela antiaderente para ovos, bem pequenina, é a que deixa o visual mais bonito e perfeitamente redondo. Frigideiras comuns se saem bem com o auxílio de um aro que modela o formato do ovo.
Getty Images

O ovo

Consulte a data de produção marcada nas caixas no mercado e dê preferências para ovos frescos - se possível, orgânicos.
iStock

Como preparar

Getty Images/iStockphoto
Leve a frigideira ao fogo médio para baixo e derreta meia colher de sopa da manteiga clarificada (ou um fio de azeite/óleo mais uma colher rasa de manteiga tradicional). Quebre o ovo em uma vasilha ou xícara, verifique se está bom, e coloque delicadamente na panela. Salgue a clara e a gema neste momento com sal de cozinha ou flor de sal.
Getty Images/iStockphoto
Não vale abandonar a panela e ir fazer outra coisa. A temperatura não pode subir demais. Controle seu fogo, fazendo com que o cozimento seja o mais brando possível.
Getty Images/EyeEm
Entre três e cinco minutos, seu ovo estará pronto. Para ter certeza que está bom, atente-se aos sinais: o ponto correto é aquele em que a clara ao redor da gema também está coagulada (ou seja, quando for de transparente para branco opaco).
Getty Images/iStockphoto

Técnica da tampa

Quer acelerar o processo? Utilize a técnica que Paola Carosella ensinou em vídeo na última semana. Após aquecer um fio de azeite e colocar o ovo, tampe a frigideira. "A tampa vai criar um vapor que faz com que a clara não doure tanto e não seque", explica Paola, que prefere salgar o ovo depois de frito. O ponto a observar é o mesmo da técnica anterior.
Getty Images/iStockphoto

Na hora de tirar

Quando pronto, o ovo provavelmente se soltará facilmente da frigideira. Porém, para garantir, o chef Gustavo Pereira sugere aquecer a espátula antes no óleo quente da frigideira para que a base do ovo não grude na espátula. Depois é só tirar e bom apetite!
Getty Images

Extra! Ovo cozido

Gema dura, mole ou ao ponto: qual você prefere? Assista ao vídeo do Gastronobásico que ensina o tempo certo para cada.
Getty Images

Mais dicas

Pochê, beneditinos, omeletes, assados... Descubra mais segredos dos ovos em uma reportagem que destrincha cada preparo.
Emma Innocenti/Getty Images