Delícias regionais

Faça em casa 12 pratos doces e salgados típicos do Nordeste

Com nove estados, a região é diversa em biomas (caatinga, cerrado e mata atlântica) e cultura. As manifestações são celebradas em forma de dança, música e também na culinária.
Getty Images
No litoral, é forte o consumo de peixes e frutos do mar. Já no sertão, o gado entra com mais frequência no prato. Confira 12 receitas que marcam a região, segundo a cantora Elba Ramalho.
Alexander Spatari/Getty Images

Baião de dois

O prato consumido no Nordeste é um delicioso "mexidão" de arroz e feijão bem temperadinho. Pode levar complementos como queijo de coalho e toucinho.
Ricardo D'Angelo

Carne de sol

Também conhecida por carne de sereno, relembra o processo ancestral de pendurar carne em varais para curar no sal à noite. Aprenda a reproduzir em casa com a cozinheira Irina Cordeiro.
Nossa/UOL

Cabidela

O guisado (carne cozida a partir de um refogado) é enriquecido com o sangue da galinha. Típico português, o prato é comum até hoje em colônias como Angola e Brasil.
Divulgação Seu Flor

Acarajé

O bolinho que carrega costumes do candomblé é frito no azeite de dendê e preparado com feijão-fradinho quebrado.
Getty Images/iStockphoto

Vatapá

O prato de origem africana é popular na Bahia, onde é feito com azeite de dendê e acompanha o icônico acarajé. Camarão seco, castanha e pimenta-de-cheiro vão na receita.
José Carmo

Caruru

O refogado de quiabo que usa camarão como tempero une as culinárias indígena e africana, mais precisamente do Daomé nagô e da Nigéria ioruba. As garfadas de história acompanham abará ou acarajé.
José Carmo

Camarão na moranga

O creme de abóbora com camarão, clássico das cidades que possuem as praias mais belas do Brasil, é servido no próprio jerimum, como é chamado no Nordeste.
Getty Images/iStockphoto

Cuscuz

O preparo que foi até tema de discussão de BBB tem forte valor cultural. No interior do Nordeste, o cuscuz ajudava a manter as pessoas alimentadas durante as secas.
Romualdo Crissi/Getty Images/iStockphoto

Cartola

Banana madura caramelizada, queijo, açúcar, cacau e canela é o que precisa para preparar a sobremesa que é ícone do Nordeste.
Divulgação

Bolo Souza Leão

As gemas em grande quantidade, como nos doces conventuais portugueses, e a presença de mandioca fazem do doce pernambucano uma representação do período colonial.
Fernando Donasci/UOL

Bolo de noiva

A sobremesa popular no estado de Pernambuco é a adaptação do bolo de frutas inglês. Típico de casamento, o doce de textura encorpada leva vinho na massa.
Leonardo Soares/UOL

Canjica

Feito com leite de coco e milho verde debulhado, o prato que lembra o curau paulista tem mais consistência e é servido em fatias.
Divulgação Nestlé

Brasileiro

O Nordeste fecha esta temporada de Nossa, que traz os sabores, belezas e saberes dos Brasil. Confira os conteúdos especiais do quinto ciclo preparados com a curadoria de Elba Ramalho.
Arte UOL