Bê-á-bá da panela

Frigideira não é sempre igual: confira modelos e usos para escolher certo

Essencial na cozinha quente, as frigideiras possuem diferentes materiais. O motivo vai além da estética: eles impactam a sua performance ao flambar, selar, saltear ou fritas alimentos.
Getty Images/EyeEm

inox

Leve e resistente, o inox proporciona um cozimento rápido e uniforme do alimento. Também ajuda a criar aquela crosta douradinha.
Divulgação

ferro

É um material durável. Além disso, suporta altas temperaturas e aquece rapidamente. É excelente para dourar e selar carnes.
Douglas Sacha/Getty Images

alumínio

Boas para saltear ou fritar, as panelas de alumínio costumam ser finas e distribuir bem o calor.
Divulgação

cobre

O cobre é um bom condutor de calor. Por isso, frigideiras do tipo são perfeitas para ir à mesa e manter os alimentos aquecidos.
Madzia71/Getty Images
Outras características das frigideiras são atribuídas pelo tipo de revestimento usado.
Hill Street Studios/Getty Images

antiaderente

Quase não precisa de gordura e, por isso, facilita o preparo de comidas delicadas. É fácil de limpar, mas lembre-se de usar a parte macia da esponja.
Divulgação

cerâmica

São resistentes e possuem menos risco de danos. Versáteis, fazem de molho a farofa e ainda podem garantir a tal crosta apetitosa.
Divulgação

Cabos

Trata-se de mais um fator a ser considerado. Aqueles sem revestimento permitem que a frigideira vá ao forno (inox e cobre podem sofrer alteração de cor), enquanto baquelite, antitérmico e silicone não. A vantagem, porém, é que o manuseio é mais confortável e seguro por serem antitérmicos.
GMVozd/Getty Images
Ter uma frigideira de cada tipo no armário seria um sonho. Pena que na realidade, seja por dinheiro ou falta de espaço, fica difícil. Com as dicas dessa matéria você consegue entender qual delas será mais útil para você. Já escolheu?





Fonte: Tramontina
Longhua Liao/Getty Images