Tour ferroviário

Como é o passeio de trem entre Curitiba e Morretes

TODOS A BORDO!

Embarcamos neste passeio de trem pela Serra do Mar paranaense que já foi considerado um dos "10 roteiros ferroviários espetaculares" do mundo pelo jornal britânico The Guardian.
Daniel Castellano/Divulgação
O percurso de 4h15 é feito em vagões de diferentes classes, como o Barão do Serro Azul, com varanda panorâmica, e o Imperial, com mesas para até quatro pessoas. No trem de luxo litorina (foto), a decoração é neoclássica.
Divulgação
Uma das curiosidades é o Bove, vagão pet friendly com design e acessórios para animais de estimação, como caminhas impermeáveis, tapetes higiênicos e biscoitos caninos.
Brunno Covello/Divulgação
Do planalto ao litoral paranaense, a viagem é feita pela Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, uma via de mais de 130 anos que rasga a Serra do Mar, ao longo de 110 quilômetros de extensão.
Divulgação
Inaugurada em 1885, a ferrovia é um marco da engenharia nacional e foi a primeira construída sem utilização de mão de obra escrava. Os trilhos cruzam mais de 40 pontes e 13 túneis escavados em rochas.
Divulgação
O ousado projeto da ferrovia é dos irmãos André (foto) e Antônio Rebouças, considerados os primeiros engenheiros negros formados no Brasil.
Wikimedia Commons
A Ponte São João, trazida desmontada da Bélgica, tem 112 metros de extensão e vão livre de 110 metros de altura. Detalhe: nenhum parafuso foi usado na construção, apenas rebites.
Getty Images

Outro destaque é o Viaduto do Carvalho, com 86 metros de extensão. Quando o trem passa por ele, é impossível ver os trilhos. A sensação é de estar flutuando sobre o penhasco"

Eduardo Burckhardt,
Editor de Nossa
Divulgação
A viagem no trem da Serra do Mar Paranaense tem apenas uma parada na estação no Pico do Marumbi, porém o desembarque não é permitido. Já o passeio em litorina para no Mirante do Santuário de Nossa Senhora do Cadeado para fotos.
Daniel Castellano/Divulgação
Mas o melhor da viagem é o cenário visto do trem, como a mata, as cachoeiras e os penhascos da Serra do Mar, uma cadeia montanhosa imponente que vai do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.
Getty Images/EyeEm

Para ter as melhores vistas, escolha os lugares no lado esquerdo do trem no trajeto Curitiba-Morretes; e do lado direito se fizer no sentido oposto"

Eduardo Burckhardt,
Editor de Nossa
Zig Koch/Divulgação
A parada final da viagem sobre trilhos é na simpática Morretes, cidade do século 18 com construções às margens do Rio Nhundiaquara e opções de trilhas até cachoeiras.
Alice Yamamura/Unsplash
O destaque desse destino histórico é a gastronomia, Vale provar o tradicional barreado, carne cozida por cerca de 12 horas em panela de barro vedada com farinha de mandioca.
Karime Xavier/Folhapress
A 15 quilômetros dali, fica Antonina, cidade para onde os passageiros que optam pelos passeios completos seguem em vans, conhecem a Igreja Nossa Senhora do Pilar e fazem um breve city tour pelo centro histórico tombado pelo IPHAN.
Eduardo Burckhardt/UOL

Ao passear pelo centrinho, repare nas plaquinhas na frente das casas. Elas indicam o nome da música favorita dos moradores. Nesta, está 'Velha Infância', canção dos Tribalistas"

Eduardo Burckhardt,
Editor de Nossa
Eduardo Burckhardt/UOL
No final da tarde, o retorno para Curitiba é rodoviário e passa pela cenográfica Estrada da Graciosa, antiga via tropeira com 30 quilômetros de extensão e sete mirantes com vista para a Mata Atlântica.
Getty Images/iStockphoto
As viagens de trem acontecem nos dois sentidos e partem de Curitiba pela manhã e, à tarde, de Morretes, com destino à capital paranaense, roteiro conhecido como Pôr do Sol.
Divulgação
VAI LÁ!

Os pacotes (incluem bilhete de trem, refeição típica, tour e retorno em van) na rota Curitiba-Morretes custam a partir de R$ 259. O pacote Pôr do Sol (saída de Morretes) custa a partir de R$ 209. As partidas de Curitiba são às 8h30 (trens) e 9h30 (litorina). De Morretes, os trens partem às 15h.

Eduardo Burckhardt/UOL
Publicado em 01 de junho de 2022.

Reportagem
Eduardo Vessoni e Eduardo Burckhardt

Continue navegando por Nossa

Inscreva-se no YouTube de Nossa

* A reportagem viajou a convite da Serra Verde Express