Cataratas do Rio dos Couros

Conheça o mais novo parque natural do Brasil

Por Eduardo Vessoni

Na última semana, foi anunciada a criação do Parque Estadual das Cataratas do Rio dos Couros, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
Silvio Quirino/Goiás Turismo
A 53 quilômetros da cidade de Alto Paraíso, o novo atrativo natural pretende ser a primeira unidade de conservação ambiental do Brasil com modelo compartilhado de gestão.
Eduardo VessonI
Conjugado ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o local terá mais de 5 mil hectares com vegetação virgem de cerrado.
Eduardo VessonI
Em parceria com a prefeitura local, o parque será administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, após duas décadas de impasses.
Augusto Miranda/Mtur
Eduardo Vessoni
"O parque é extremamente importante para a preservação desse grande monumento geológico com potencial turístico", diz o empresário Ion David.
Ion David/Travessia Ecoturismo
Medidas ainda devem ser tomadas para a efetivação do parque, como elaboração dos planos Estratégico e de Manejo, além de estratégias para a integração do atrativo com o entorno.
Eduardo Vessoni
O Rio dos Couros fica no nordeste goiano e alimenta esse poderoso conjunto de cachoeiras com até 50 metros de altura.
Augusto Miranda/Mtur
Em tempos de normalidade, a região do Rio dos Couros é cenário também para o rapel no interior de cânions com grande volume de água e longas trilhas de acesso com até 4 horas de duração.
Ion David/Divulgação
Considerada uma das atrações naturais imperdíveis da Chapada dos Veadeiros, a área do Parque Estadual das Cataratas do Rio dos Couros estava abandonada e apresentava desmatamento descontrolado.
Semad/Divulgação
O Rio dos Couros ganhou esse nome da época em que caçadores lavavam peles de animais em suas águas.
Eduardo Vessoni
O local é conhecido pelas dezenas de cachoeiras para banhos e trilhas com diferentes níveis de dificuldade, como a exclusiva caminhada até a parte frontal das quedas.
Eduardo Vessoni
O atrativo mais conhecido é a Cachoeira Muralha, um paredão rochoso com quedas de diversos tamanho e volume que formam piscinas naturais.
Silvio Quirino/Goiás Turismo
Publicado em 10 de julho de 2020.

Reportagem
Eduardo Vessoni, colaboração para Nossa

Edição
Juliana Simon

Continue navegando por Nossa