Aprenda a fazer

Café coado perfeito: o passo a passo para nunca mais errar

Melhorar o trivial cafezinho é possível

Há duas questões importantes para um café coado perfeito. A primeira é a matéria-prima: o amargor excessivo do café de baixa qualidade dá lugar a deliciosas notas frutadas e achocolatadas quando se investe num produto especial. A segunda, que engloba proporções e modo de preparo, você encontra nos cards a seguir.
Getty Images
Para duas pessoas, a equipe do Um Coffee Co. indica aquecar 300 mililitros de água potável, a cerca de 94°C. Não tem termômetro? A dica é a seguinte: assim que surgirem micro bolhas na água, desligue o fogo e espere de 30 a 40 segundos.
Getty Images
Enquanto isso, coloque o coador sobre uma jarra (ou outro recipiente) e encaixe o filtro de papel. Use 50 mililitros da água aquecida para umedecer e limpar o filtro antes de começar a preparar o café. Feito isso, descarte essa água.
Unsplash
Na sequência, adicione 1 colher e meia de sopa de café moído ao filtro. A quantidade equivale a aproximadamente 15 gramas.
Boy_Anupong/Getty Images

Extração

Esse processo seguirá três etapas. Na primeira delas, despeje sobre o café uma quantidade de água pequena, mas suficiente para hidratar todo o pó no filtro. Espere de 30 a 40 segundos.
Clay McLachlan/Getty Images/Aurora Open

De olho no movimento

É importante pensar em círculos sempre que adicionar a água sobre o café. Isso garante que toda o líquido atinja o café de forma uniforme e a bebida fique mais doce e encorpada.
Clay McLachlan/Getty Images/Aurora Open
Dito isso, vamos para a segunda etapa, que começa assim que quase toda água inicial baixar. Fazendo o mesmo momento, deixe cair até a metade do coador. Espere de 30 a 40 segundos novamente.
Naim Azimi / EyeEm/Getty Images
Na terceira e última fase, despeje o restante da água sobre o café no filtro e aguarde. A borra que restar no filtro poderá ser descartada ou usada como adubo de plantinhas. Também serve para tirar o cheiro de alho da mão.
Getty Images

Pronto!

Depois que o processo estiver totalmente concluído, sirva o café e aprecie a bebida.
Getty Images

Extra

Quem quiser ir além e bancar o barista pode se arriscar num cappuccino feito em casa. Tendo os utensílios necessários e seguindo as orientações da matéria, o resultado certamente será satisfatório.
Getty Images